Papel da mulher na zona rural é destaque em seminário da Emater

segunda-feira, 9 de março de 2015 Pôla Pinto




Dos 71 mil estabelecimentos agropecuários do Rio Grande do Norte que se enquadram no perfil de agricultura familiar, seis mil são dirigidos por mulheres. O dado do Censo Agropecuário no Estado reflete, segundo a Emater-RN (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), as conquistas que as mulheres vêm obtendo ao longo dos anos, principalmente em atividades realizadas tradicionalmente por homens.
13semin
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a Emater reuniu servidores durante o seminário “As conquistas e desafios da organização econômica das mulheres” para ressaltar a importância da cidadania e autonomia das mulheres no meio rural.
“Geralmente o papel econômico que a mulher realiza na sociedade não é reconhecido. Muitas vezes, é imperceptível o que ela pode e é capaz de realizar. O nosso propósito é abrir os olhos da sociedade e orientar nossos próprios servidores de forma mais sistemática, para que possamos ampliar essa organização econômica”, destacou o diretor geral da Emater, César Oliveira.
“Dessas seis mil mulheres que dirigem estabelecimentos agropecuários no RN, cinco mil estão na função há pelo menos 10 anos. Não há dúvidas que elas têm um importante papel no meio econômico”, afirmou, qualificando a função das mulheres rurais nos trabalhos de criação de animais de pequenos e grandes portes, na produção de alimentos e hortifrutigranjeiros.
O seminário realizado pela Emater contou com a parceria da Secretaria Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM). Segundo a secretária titular da pasta, Teresa Freire, o órgão irá trabalhar no fortalecimento de projetos que integrem as mulheres às suas funções, dando-lhes mais reconhecimento.
“Não há dúvidas que o Governo do Estado precisa se voltar com um olhar mais forte para as mulheres. E é para isso que estamos trabalhando. Iremos projetar ações que alcancem as mulheres que foram excluídas da capacitação profissional, mas que continuam buscando autonomia e protagonismo em seus meios de trabalho. Atualmente, grande parcela dessas mulheres estão na zona Rural do Estado, sem acesso às linhas estratégicas de atuação”, relatou Teresa Freire.
Na próxima terça-feira, 10 de março, a SPPM fará um seminário sobre políticas públicas para as mulheres no RN, onde serão discutidas ações que deverão abranger todo o Estado do RN. A ideia, segundo a secretária, é que essas ações potencializem as políticas produtivas e a participação social das mulheres.
“Conseguimos duas unidades móveis que nos ajudarão a alcançar essas mulheres, principalmente na zona Rural, e fortalecer nossas ações. Queremos discutir sobre a violência que elas sofrem por serem trabalhadoras rurais, políticas de promoção à saúde em assim, integralizá-las à sociedade”, afirmou.
O projeto da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres prevêem o desenvolvimento de ações de prevenção e atendimento multidisciplinar com orientações e distribuição de materiais informativos, palestras de combate a Violência contra a Mulher, serviços de saúde, assistência, serviços de orientações e serviços jurídicos, além do encaminhamento para a rede de serviços dos municípios e do Estado.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.