Instabilidade climática pode trazer temporais ao RN

quarta-feira, 4 de março de 2015 Pôla Pinto


A chuva chegou com forte intensidade à diversas áreas nordestinas ao longo do início desta semana. No norte do Nordeste a chuva se deve a já conhecida Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que mesmo enfraquecida ainda é capaz de trazer chuva para o Maranhão, Piauí e Ceará. As correntes de vento úmido vindos de leste também provocam chuva no litoral leste do Nordeste e serão reforçadas ao longo dos próximos dias devido a presença de uma onda de leste.

Imagens do satélite meteorológico mostram o avanço de tais instabilidades do oceano se aproximando da costa leste nordestina, os tons em azul indicam a presença de grandes nuvens que são capazes de provocar temporais. 
A chuva já cai com forte intensidade em áreas do Piauí, em Paulistana o volumes acumulado de chuva entre a madrugada e a manhã da terça-feira (03) já totaliza 70mm.
 
Ao longo dos próximos dias a tendência é de mais chuva para o leste do Nordeste devido ao avanço de tais instabilidades vindas do oceano. Alerta para temporais a partir da quarta-feira (04) entre o Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e Pernambuco. Na quinta-feira (05) o leste de Alagoas e Sergipe também deverão receber os temporais.
 
Na sexta-feira (06) todo o leste nordestino tem o risco de fortes pancadas de chuva com grandes volumes acumulados que são capazes de provocar alagamentos e inundações.
 
As áreas do litoral norte continuam com muitas nuvens e pancadas de chuva devido a presença da Zona de Convergência Intertropical.
 
Via:Blog F. Silva


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.