Emater-RN recebe novos bolsistas com Seminário sobre Desenvolvimento Rural

sábado, 10 de janeiro de 2015 Pôla Pinto


A Emater-RN realiza durante esta quinta-feira (8) a recepção dos 144 bolsistas de extensão aprovados no Processo Seletivo Simplificado, realizado em parceria com a Fapern. Eles foram contratados para trabalharem durante dois anos na instituição. O início das atividades é imediato.

Os profissionais participam do Seminário sobre Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável no auditório da instituição, cujos painéis foram conduzidos por técnicos da casa.

A solenidade foi acompanhada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana, diretor geral da Emater-RN, César Oliveira, diretores técnico e administrativo, Aristides Bezerra Filho e José Morais, além do presidente da comissão do processo seletivo, Klevisson Araújo, que aproveitaram para dar as boas vindas aos 144 bolsistas de extensão. 

Informações sobre história, estrutura e funcionamento organizacional da Emater-RN, ações de extensão voltadas ao desenvolvimento rural sustentável, contratos de Ater, celebrados pelas chamadas públicas, além de temas como agroecologia, assistência aos médios produtores, informações sobre o Pronaf, Garantia Safra e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), foram tratados como forma de apresentar a instituição aos novos colaboradores.

O seminário prosseguiria até o turno vespertino, com palestras sobre os diversos programas e projetos, além de outras atividades em execução, ética e  responsabilidades, e metodologias do trabalho do extensionista rural.
Em sua palestra "Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural Sustentável na Agricultura Familiar", o diretor geral da 

Emater-RN, César Oliveira, abordou aspectos históricos da sociedade agrária para situar a todos sobre como se deu a evolução da aquisição de direitos básicos e acesso a essas políticas públicas pela população rural. "Direitos trabalhistas não chegavam ao campo por força da elite rural no século passado", mencionou.

Os novos bolsistas, de nível médio e superior, formam uma equipe multidisciplinar – técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, assistentes sociais, pedagogos, veterinários, nutricionistas, zootecnistas, técnicos administrativos, entre outros - que se soma aos servidores de carreira da Emater-RN. Serão distribuídos entre o escritório central, em Natal, e as unidades locais da instituição presentes em praticamente todos os municípios do Rio Grande do Norte. 



Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.