Whatsapp é o grande desafio para quem produz notícia, avalia Thomas Traumann

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 Pôla Pinto


O Whatsapp é o grande desafio porque é completamente novo, foi o que declarou o ministro daSecom, Thomas Traumann, ao avaliar o grau de confiança do brasileiro em informações divulgadas nas novas mídias. A confiabilidade dos veículos de comunicação foi um dos dados revelados pelaPesquisa Brasileira de Mídia 2015 (PBM 2015).
Foto: Iano Andrade - Gabinete Digital/PR.
Ministro Thomas Traumann em apresentação da PBM 2015. Foto: Iano Andrade – Gabinete Digital/PR.
Em entrevista exclusiva ao Blog do Planalto, o ministro destacou que o tempo médio que o brasileiro passa na internet é maior que nos outros veículos, o que se firma como tendência. Apesar disso, a confiança ainda é maior para o meio jornal, seguindo de TV, rádio e revista.
“O Whatsapp é o grande desafio, porque é uma coisa completamente nova. Não é como o Facebook, ou como o Twitter. [Quem recebe a mensagem] não sabe de onde está vindo aquela informação: de onde ela veio? Quem mandou primeiro? São coisas que o Whatsapp ainda não resolveu. Então esse é um desafio que quem produz notícia, quem produz publicidade, vai ter que enfrentar”, analisou.
Traumann destacou também os objetivos de se realizar a PBM. Apontou que primeiramente ela permite identificar como o brasileiro se informa, por meio de que veículos de comunicação. Esse dado, de acordo com ele, é fundamental para o desenho da estratégia do governo no papel informar a sociedade.
“A TV continua sendo o principal meio, mas cada vez mais as pessoas se informam via internet. Hoje, o brasileiro gasta por dia 5h navegando. Isso é um número recorde, um número que a gente nunca tinha visto, nenhuma pesquisa mostrou isso anteriormente. Ou seja, o brasileiro hoje passa mais tampo na internet do que passa assistindo TV, ouvindo rádio ou qualquer outra coisa. Isso mostra que para nós como governo, nós temos que investir mais na internet, entender melhor como a pessoa recebe essas informações e conseguir achar o melhor meio de fazer isso”, explicou.
Além disso, o investimento do governo em publicidade também será direcionado de acordo com os dados revelados pela pesquisa. “Você tem a TV como o maior de todos, a internet crescendo e o rádio ainda como o segundo meio de comunicação mais utilizado. Então a gente vai ter que fazer um balanço em relação a esses três veículos, esses três meios como os meios principais do nosso investimento publicitário”, disse.
Por fim, Thomas Traumann ressaltou que a pesquisa também é útil para o mercado, visto que seu resultado é disponibilizado na íntegra no site da Secom“A partir de hoje qualquer brasileiro pode ter acesso a todos os detalhes da pesquisa, o volume inteiro de mais de 200, para que cada um possa entender exatamente como o brasileiro está se informando”, concluiu.


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