Vice-Prefeito participará de Conferência Nacional de Economia Solidária, em Brasília

quarta-feira, 26 de novembro de 2014 Pôla Pinto

Nesta  quinta-feira (27), o   vice-prefeito  e  Presidente do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF)  de   Messias Targino, Pôla Pinto, estará  participando, em Brasília – DF, da  3ª Conferência Nacional de Economia Solidária,  com o tema: “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”,   que será  realizada  no período  de 27 a 30 de novembro de 2014.
Pôla Pinto, foi eleito  delegado, na Conferência Estadual da qual foram  eleitos  52 delegados, sendo 26 da sociedade civil, 13 do poder público e 13 das entidades de fomento e apoio,  que vão  representar  o estado do Rio Grande do Norte na  3ª Conferência Nacional.
 O dirigente informou  que o  evento é uma realização do Conselho Nacional de Economia Solidária (CNES) e reunirá 1.460 delegados eleitos nas conferências estaduais, representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e empreendimentos econômicos solidários e suas organizações.
 “O encontro tem o objetivo de realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da economia solidária; promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia; elaborar planos municipais, territoriais e estaduais de economia solidária e a elaboração de um Plano Nacional de Economia Solidária contendo eixos estratégicos de ação; programas e projetos estratégicos e modelo de gestão para o fortalecimento da economia solidária no país”, esclareceu Pôla Pinto.
Ainda representando a região  do médio  oeste,  vão  participar do evento, o  presidente  da  União das  Cooperativas  da Agricultura Familiar  e Economia  Solidaria  do Rio Grande do Norte (UNICAFES/RN), Ruberlanio Franco e Raimundo Canuto de Brito presidente  da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (CREDIOESTE-SOL), e presidente  do SINTRAF  de Janduis.
Histórico – As Conferências Nacional de Economia Solidária ocorrem desde junho de 2006, convocada em conjunto pelos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), do Desenvolvimento Agrário (MDA), e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A 1º ocorreu em Brasília,  dias 26 e 29 de novembro de 2014,com o tema "Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento". A II CONAES ocorreu também em Brasília entre os dias 16 e 18 de junho de 2010, quando foi fortalecido o processo de diálogo com o poder legislativo para avançar numa legislação nacional da economia solidária. O tema do encontro foi "O direito às formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação e na autogestão, reafirmando a economia solidária como estratégia e política de desenvolvimento".







Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.