Lula participa de reunião com executiva da CUT em São Paulo

quarta-feira, 12 de novembro de 2014 Pôla Pinto



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma reunião ampliada da executiva nacional da Central Única dos Trabalhadores, a CUT, na manhã desta terça-feira (11). O tema central do encontro foi o papel do movimento sindical nos próximos quatro anos.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Vagner Freitas, presidente da CUT, falou do importante papel do movimento sindical nas eleições, mas ressaltou que o maior desafio é criar condições políticas para que as promessas de campanha sejam cumpridas. "O movimento tem um papel fundamental de fazer pressão", destacou Vagner citando pautas importantes como as reformas política, agrária, tributária e das comunicações. 

Lula concordou que o apoio da CUT à reeleição de Dilma não significa perda de autonomia, e é importante que os sindicatos tenham uma pauta clara para os próximos anos. "O movimento sindical precisa sair do chão de fábrica." Para o ex-presidente, os sindicatos precisam representar o trabalhador em todas as dimensões da vida e não apenas quando ele está na fábrica. "Não podemos nos limitar à luta economicista. Precisamos retomar a política."

 O ex-presidente falou ainda da importância de pensar no novo mercado de trabalho, no crescimento do setor de serviços, nas novas demandas dos trabalhadores e em temas como a taxação dos salários.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.