Empreendedorismo e capacitação mudam realidade

segunda-feira, 1 de setembro de 2014 Pôla Pinto


 Nos 10 anos, a administração municipal eliminou os momentos de dificuldade que foram deixados no passado Lupa: Já capacitados e com nova amplitude de ofertas, os novos empreendedores estão surgindo na cidade Janela: Com a formalização, empresas passaram a fornecer produtos para a prefeitura e os empresários da região Legenda: Feira Agroecológica é exemplo do desenvolvimento econômico em Messias Targino Os períodos de estagnação política, econômica e cultural em Messias Targino ficaram no passado. 
 
Nos 10 anos, a administração municipal eliminou os momentos de dificuldade que foram deixados no passado, a cidade é considerada um exemplo para o país. Para que o sucesso esteja sendo atingido, várias iniciativas empreendedoras têm sido realizadas na cidade através da administração municipal em parcerias com as esferas federal e estadual. O processo de desenvolvimento de pequenas comunidades vem sendo estimulado por meio do crescimento do interior para o exterior. 
 
A iniciativa integrou-se à população, fazendo com que uma rede articulada esteja produzindo benefícios e qualificação profissional, buscando a redução do índice de analfabetismo da cidade e o fornecimento de subsídios para o desenvolvimento do empreendedorismo sustentável. Para que os messias-targineses pudessem acompanhar o desenvolvimento da cidade, têm sido oferecidos cursos em diversas áreas. 
 
Já capacitados e com nova amplitude de ofertas, os novos empreendedores estão surgindo na cidade. Uma dessas ferramentas foi a regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas para que a economia local ganhasse um impulso extra. Com a formalização, empresas passaram a fornecer produtos para a prefeitura e os empresários da região foram convencidos a investir e comprar produtos no comércio local, gerando assim um ciclo econômico endógeno no município. 
 
Após a regulamentação da lei, o desafio passou a ser a busca de estratégias e qualidade para que a produção desenvolvida pelos novos empreendedores pudesse ser consolidada. Para isso, tem sido oferecido incentivo e a criação de animais de pequeno porte e a criação da Feira Ecológica, com cultivo ecológico e distribuição dos produtos por todo o estado, financiados através do Banco Mundial e do Governo do Rio Grande do Norte.
 
Enfoque no empreendedorismo é a base do sucesso Legenda: 
 
 
Minifábricas de confecção são realidade na cidade A Prefeitura de Messias Targino tem realizado, ao longo dos últimos anos, vários cursos de capacitação profissional com enfoque no empreendedorismo, atuando em três eixos principais: associativismo, cooperativismo e empreendedorismo; melhoria e inserção de processos produtivos; e artesanato. 
 
Nas iniciativas de qualificação, promoveu cursos de beneficiamento de pescado e criação de alevinos, agricultura orgânica, apicultura, beneficiamento de leite de vaca, produção de fitocosméticos, facções de confecção, avicultura básica e horticultura orgânica. 
 
Houve também quatro oficinas de treinamento de micro e pequenos empreendedores; três seminários (Economia Solidária, Agricultura Orgânica, Programa Um Milhão de Cisternas – P1MC); 10 oficinas de artesanato; e a criação de um polo de artesanato. 
 
No total, foram capacitados 230 produtores rurais e urbanos. Visitas técnicas e intercâmbios entre produtores do município e de outras regiões, como forma de melhorar o conhecimento por meio de outras experiências, foram atividades complementares. Para esse programa, a Prefeitura de Messias Targino estabeleceu uma grande rede de parcerias com várias instituições estaduais, nacionais e até internacionais, a exemplo do Senar, Sebrae/RN, DNOCS, Emater, Emparn, Visão Mundial e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Fonte: Jornal de Fato



Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.