Presidente do SINTRAF destaca processo de produção, comercialização e organização

quarta-feira, 23 de julho de 2014 Pôla Pinto



A maioria dos agricultores familiares  de Messias Targino que  estão  inseridos  no processo de produção, comercialização  e participando da feira da agricultura familiar não são os donos  da  terra em que produzem, mesmo assim,  tem gerado  renda e mudado a realidade de vida da maioria das  famílias  de  agricultores familiares que estão produzindo.  Essa  constatação é feita  pelo presidente  do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) e Vice-prefeito, Pôla Pinto.

Pôla Pinto, afirma   que essa realidade, tem feito com que o processo  de produção não  se amplie  ainda mais. Mesmo assim, vem acontecendo  na maioria das comunidades rurais que tem experiência  no processo de organização, mesmo com a pouca capacidade  hídrica de cada uma.
O  dirigente lembra  a grande quantidade  de capacitações  que foram feitas através das associações rurais  que passou a possibilitar  a chegada de projetos  visando o fortalecimento da produção  de hortaliças, e que hoje já são varias culturas.

Pôla Pinto ressalta que a feira  foi uma das primeiras experiências  de comercialização. A partir dessas experiências  os agricultores passaram  a comercializar  para os Programas  Compra Direta, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além de outras modalidades do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, como da CONAB. Esses sistemas de comercialização tem sido  decisivo  para  manter os agricultores familiares dando  continuidade  o processo  de produção.

A assistência  técnica,  que os agricultores tem recebido na hora de produzir e de acessar investimentos, como  na elaboração de projetos para  fortalecer a convivência  no semiárido  pelas  instituições que atuam  no município,  tem sido um ponto de grande importância, que é  destacado por Pôla Pinto. “A prefeitura  tem tido um papel importante  junto com as entidades  parcerias que tem  conseguido  com poucos investimentos  viabilizar uma experiência fantástica de produção, de comercialização  que serve de referencia para  nossa região, inclusive recebendo reconhecimento nacional”, lembra o dirigente.

Os  resultados  só foram possíveis  pelo  foco que vem sendo dando desde do inicio da organização a partir das associações rurais, principal instrumento  de organização que reúne  15 associações  rurais, e que se reúne a cada  mês em uma comunidade  rural. “A feira que completa seis anos,   é um das principais conquistas  da experiência construída  a partir  do  Fórum da Agricultura Familiar, que tem sido responsável  pelas principais discussões  em torno  da tarefa  de continuar  animando o processo  de produção local.

Pôla Pinto, finalizou  dizendo que  o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), vem   apoiando  desde  do inicio, por entender  que o processo  de organização,  produção e comercialização  são  juntos, e construído a partir de uma intervenção coletiva como vem acontecendo em Messias Targino, onde todos os segmentos se juntaram e hoje se colhem  resultados.
 


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.