Alimentos produzidos sem agrotóxicos tiveram aumento de valor agregado

quarta-feira, 23 de julho de 2014 Pôla Pinto




Como parte das ações para melhorar os canais de comercialização dos pequenos produtores legalizados, a Prefeitura lançou um programa de fomento e comercialização sustentável e solidário, que prevê a integração da produção com a inserção de novas técnicas e a agregação de valor mediante a implantação de micro e pequenas agroindústrias familiares.

Entre os principais produtos, estão o queijo, a manteiga do sertão, embutidos, doces e rapaduras de leite de vaca. As micros e pequenas agroindústrias são fomentadas integralmente em todos os programas estabelecidos dentro do projeto chamado Meu Sertão que Produz.

O maior destaque dessa ação foi a criação da Feira Ecológica, que teve como objetivo o fortalecimento de uma estratégia de comercialização direta para os produtores rurais familiares. Aqui, cabe destacar o incentivo ao cultivo agroecológico, sem uso de agrotóxicos, melhorando as condições de saúde de agricultores e consumidores.
Iniciada com 26 produtores cadastrados, a feira vem cumprindo o seu papel com a regularidade semanal e a melhoria e divulgação contínua dos produtos.

Outra estratégia fundamental para o fortalecimento da agricultura familiar no município foi a inserção dos produtos oriundos dessa produção orgânica no programa federal Compra Direta. Um levantamento recente mostra que cerca de 120 agricultores familiares estão inseridos no programa. Cada um pode realizar um faturamento de até R$ 4.500 por ano.
Além disso, o município realiza a aquisição de produtos para a merenda escolar diretamente dos pequenos empreendedores cadastrados no programa Merenda Escolar Saudável.

“Hoje, me sinto um produtor bem-sucedido e parte desse sucesso agradeço ao apoio da Prefeitura Municipal de Messias Targino, que incentiva a produção local dando prioridade ao que é do município, promovendo cursos e garantindo compra de parte de nossa produção”, comemora o produtor rural José Pereira de Andrade, mais conhecido como Zé Militão.

Vale lembrar que os beneficiários de todas essas ações são empreendedores formalizados graças às ações semeadas no início do trajeto rumo ao desenvolvimento de Messias Targino. Uma história de superação para ouvir, contar e seguir.
.Fonte: Jornal de Fato.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.