Agricultora tem se destacado por sua luta em defesa do fortalecimento da Agricultura Familiar.

quarta-feira, 23 de julho de 2014 Pôla Pinto




A agricultora familiar  Maria José Barbosa de Lira, conhecida como (Maria José de Zé Militão), do município de Messias Targino, tem se destacado no seu município e na região  pela sua defesa  diária  buscando o fortalecimento  da agricultura familiar.

Sua tarefa   não tem sido fácil, mas  tem sido  no dia- a- dia  que ela seu esposo, Zé Millitão e seus três  filhos,  tem  provado  que é possível  gerar renda  e viver com dignidade  a partir da produção de hortaliças orgânicas  no semiárido  e sem serem donos da terra onde produzem  há mais de 15 anos. E com sucesso.

 Além de participar diariamente de todas as etapas  da produção, a agricultora Maria Jose,  é feirante no municípios de Janduis  e Messias Targino, onde vende sua produção orgânica. Foi uma das primeiras  a vender sua produção para os Programas  Compra Direta, PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além de outras modalidades do PAA Programa de Aquisição de Alimentos, como  da CONAB. Ela também tem  contribuído no processo de organização local e na região, com sua experiência  que tem gerado  conhecimento  para ela e  muito   reconhecimento.

Seu espaço de produção  localizado no Sitio Junco  de Cima,  tem sido palco de vários intercâmbios e visitas  de  representantes de projetos  internacionais.  A mesma experiência também foi destaque em uma revista publicada pela Visão Mundial, que circula em mais de 100 Países. Fora as publicações em jornais, revistas e blogs da região e do estado que tem destacado a experiência em produção do grupo familiar.

Fortalecer a importância do processo de produção  e comercialização  tem  sido  uma tarefa  diária  da agricultura que tem conduzido  essa transformação que ocorreu em sua família  com entusiasmo, mesmo diante das dificuldades.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.