Pôla Pinto participou da Conferência Estadual de Economia Solidária

segunda-feira, 30 de junho de 2014 Pôla Pinto




O presidente do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) e vice-prefeito de Messias Targino, Pôla Pinto,   participou da Conferência Estadual  de Economia Solidária do  Estado  do Rio Grande  do Norte, que aconteceu no auditório do  Hotel Praia Mar, em Natal, durante os dias 26, 27 e 28.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes o representante da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Manoel Vital Filho e a secretária-adjunta da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Paula Valéria.

Sob o tema “Construindo um Plano Nacional da Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”, a conferência foi iniciada com apresentações de mística, uma série de animações e motivações características de movimentos sociais.

A secretária da Sethas, Paula Valéria, falou sobre a importância da realização da conferência em sua etapa estadual. “Fico feliz em ver o resultado que as mobilizações municipais e territoriais trouxeram para esse evento de hoje. É importante que durante esses dois dias de discussão e esclarecimento, todos aproveitem e se dediquem na elaboração do plano estadual de políticas públicas, pois será a peça fundamental para que a Economia Solidária seja fortalecida”, explicou Paula Valéria.

Na ocasião, compareceram representantes das associações e grupos apoiado pelo Projeto Economia Solidária (Ecosol); integrantes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), representantes da Emater, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) da Marcha da Mulher e do Fórum Potiguar de Economia Solidária, além de integrantes de outras organizações.

Segundo Pôla Pinto, participaram  da conferência  89 delegados, 115 participantes, 71 mulheres, 44 homens, onde durante os dias do evento  foi trabalhado  a construção, de forma participativa, do Plano Nacional de Economia Solidária.
Entre  os delegados participantes   pelo Território  do Sertão  do Apodi  estiveram, Raimundo Canuto de Brito pela Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar (CREDIOESTE-SOL), Francisco Ruberlânio da Silva Franco UNICAFES/RN  e  Pôla Pinto.

Durante o  evento foi  feito  um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária, considerando as deliberações das Conferências Nacionais. Também  foi debatido pelos participantes  o processo de integração das ações de apoio a economia solidária fomentadas pelos governos e pela sociedade civil.


Ao final da  Conferência Estadual  foram  eleitos 52 delegados, sendo 26 da sociedade civil, 13 do poder público e 13 das entidades de fomento e apoio, para representarem o Estado na Conferência Nacional, que acontecerá no mês de novembro em Brasília-DF, entre  os   delegados eleitos  estão  os três   que representaram  o Território  do Sertão  do Apodi   no evento.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.