P1+2 MUDA PAISAGEM DO SEMIÁRIDO.

sexta-feira, 20 de junho de 2014 Pôla Pinto


Cisterna Enxurrada sendo construída na Comunidade de Permissão.
Conviver com o semiárido é fácil e prazeroso, bastando para isso observar a natureza, respeitar suas potencialidades e peculiaridades. Democratizar a terra e água são tarefas imprescindiveis para isso. O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) está promovendo a discussão sobre segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos, agroecologia, organização comunitária. Dentre muitos outros temas.
No Municipio de Janduís/RN, as tecnologias de convivênvia com o semiárido da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) vem trazendo mais alegria e esperanças para o homem e a mulher do campo. Os depoimentos de satisfação com a chegada da segunda água são muitos. Para os Agricultores e Agricultoras essas tecnologias sociais só vem ajudar cada vez mais na produção e na permanencia deles no campo.

Uma das famílias contempladas é a de Dona Maria José Gomes. Ela é casada com Seu João e tem três filhos e mora na comunidade de Permissão. Toda a família vive exclusivamente da Agricultura. Eles foram contemplados com uma cisterna enxurrada segundo ela “Nossa vida vai ficar cada vez melhor. Sempre que eu olho para meu quintal e vejo essa riqueza que é essa cisterna meu coração bate de alegria” comentou com um imenso sorriso no rosto.

 Outra família que externa sua felicidade com a chegada das tecnologias sociais da ASA é a de Dona Júlia Alves de Arruda, “Pra mim é a maior felicidade do mundo ter uma cisterna dessa, me sinto muito feliz em saber que vou ter como plantar minha hortinha agora”. Dona Júlia é morada da Comunidade de Ortiga.

 Para as famílias Janduienses, o P1+2 representa acima de tudo, esperança por dias melhores. A prática de estocagem de água é de suma importância para os agricultores. A seca e a estiagem durante anos castigaram o povo do sertão. Muitas famílias tiveram que abandonar suas propriedades em busca de uma melhor qualidade de vida nas grandes cidades. Deixando para trás seus sonhos, desejos e principalmente seu pedaço de chão.

Hoje conviver com o semiárido tornou-se uma tarefa simples. Ao todo mais de 100 famílias do município de Janduís serão contempladas com a segunda água do P1+2. O programa está sendo executado pelo Centro Padre Pedro Neefs, patrocinado pelo BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). 
Ao todo 96 tecnologias sociais já foram construídas nos municípios de Janduís, Triunfo Potiguar e Olho D’água do Borges, sendo 62 cisternas calçadão e 34 cisternas enxurrada. Nos próximos dias 19 e 20 de Junho teremos em Triunfo Potiguar o curso do SSMA (Sistema Simplificado de Manejo de Água). Na mesma data também teremos também um Intercambio Intermunicipal, envolvendo os agricultores e agricultoras de Janduís e Triunfo Potiguar. Esse momento tem como objetivo proporcionar aos agricultores uma troca de experiências e vivencias sobre assuntos relacionados ao campo.
 
Fonte: http://centropadrepedroneefs.blogspot.com.br/


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.