Eraldo Paiva: "O objetivo do PT é eleger Robinson e Fátima"

sábado, 14 de junho de 2014 Pôla Pinto



Presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), o vereador por São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, concedeu entrevista ao jornalista José Pinto Junior para o programa Conexão Potiguar (Band). Falou sobre política, ações do mandato e eleições. Confira a entrevista:
 
Qual o olhar do presidente do PT para a campanha  em ano de Copa do Mundo no Brasil? O Sr.  acha que é diferente das anteriores?
Ainda estamos no início o período eleitoral. Estamos, ainda, na etapa em que os partidos estão conversando, dialogando, se organizando. Até o dia 30 de junho, teremos as convenções, de onde saem as articulações dos partidos para a campanha política.
 
Como o senhor observa a relação entre PT e PSD no RN, é verdade que há uma briga na eleição proporcional ou isso já está superado?
Nós tivemos um diálogo muito aberto com o presidente do PSD, com o deputado Fábio Faria, e esse problema já está superado. O que está sendo discutido é a candidatura da deputada Fátima Bezerra ao senado e de Robinson ao governo. Além disso, aprovamos uma agenda na qual iremos fazer uma coligação, tanto para a estadual quanto para a federal, com o PCdoB; a fim de ganhar mais apoio às candidatura de Fátima e Robinson.
 
Quais nomes dos quadro do PT serão candidatos nessa eleição?
Nós estamos preparando vários nomes, várias lideranças. Mineiro, por exemplo, será candidato à reeleição. Nos diálogos que nós fizemos internamente, o partido está indicando o meu nome e de Hugo Manso à pré-candidatura para deputado federal. Mas valerá o consenso, o que o partido achar interessante. Além de nós, temos mais alguns nomes que serão divulgados no momento ideal. Nosso objetivo é eleger a senadora e o governador, mantendo a vaga de federal e ampliando a bancada na Câmara e na assembleia legislativa.
 
O Sr. é vereador em São Gonçalo, qual é foco do seu mandato na cidade?
Nós estamos no segundo mandato de vereador. Desde sempre, procuramos dialogar com a comunidade, com um município; procuramos realizar um mandato propositivo, dialogando com os bairros, com a cidade de um modo geral. Temos trabalhado a questão cultural, a educação; temos articulado várias ações do Governo Federal junto à prefeitura da cidade, a fim de trazer benefícios à nossa cidade.
 
O seu mandato é parceiro do prefeito Jaime Calado?
Sim. Em 2004, ainda na oposição, fizemos uma aliança entre PT e PL, perdemos aquela eleição e nos mantemos na oposição. Em 2008, o prefeito Jaime foi eleito e eu também fui eleito; em 2012, ele foi reeleito e eu também.
 
Qual o seu olhar sobre a aliança entre PT e PSD, o Sr. acha que está consolidada?
Nós já consolidamos essa aliança, após muito diálogo nas cidades e regiões do Estado. Ano passado, o PT articulou vários seminários regionais a fim de discutir um programa de governo. Já apresentamos esse programa a Robinson e agora estamos caminhando juntos para  a melhoria do nosso Estado.

Qual o posicionamento do PT a respeito do acordão formado entre o PMDB e outros partidos?
Nós tivemos apenas uma única conversa com o PMDB aqui no estado. Naquela reunião, na presença do ministro Garibaldi e do deputado federal Henrique, quando eles propuseram uma aliança conosco, trazendo PSDB, DEM e PPS, deixamos muito claro que não iríamos participar de um palanque desses. Lógico que conversamos com todos, inclusive com o PSB, partido da pré-candidata Wilma de Faria, mas foi apenas um diálogo.
 
Neste ano, as eleições ocorrerão apenas em outubro, mas tivemos duas fora de época no RN: uma em Mossoró e outra em Ipanguaçu. O Sr. acha que isso serve como um aperitivo para as eleições em outubro?
Cada eleição, tem sua história e sua particularidade. É importante observar que o nosso palanque, PT e PSD, estava junto em Mossoró. Já o PSB e PMDB estavam fazendo campanha para Larissa, e mesmo assim nós ganhamos. A mesma coisa ocorreu em Ipanguaçu, ou seja, nossa coligação ganhou duas vezes contra a mesma oposição. O PT é contra o acordão que tentam impor porque ele elimina o debate, e para nós o debate sempre foi importante.
 
A deputada Fátima Bezerra enfrentará a ex-governadora Wilma de Faria. Essa candidatura para o Senado é para valer mesmo?
Sim, sempre foi. Fátima é candidata ao Senado, por meio de uma definição partidária, feita com muita paciência e diálogo com os outros partidos. Não podemos ter medo de um palanque grande porque temos muita coisa a mostrar ao povo do RN. Fátima tem uma história fantástica de vida e de luta; e por isso está apta a se eleger senadora.
 
O Sr acredita que a eleição será decidida no primeiro turno?
Nós temos de estar preparados para o primeiro e segundo turnos. Se a população nos levar para o segundo turno, iremos ao segundo turno. Vai ser muito bom fazer o quarto mandato do partido dos trabalhadores no Brasil. O Brasil mudou, a sociedade mudou, as obras estão chegando e as pessoas estão exigindo mais. Isso é bom, pois reforça o caráter da democracia e traz mais participação social.
Por: Pinto Junior


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.