PROJETO AQUIFLORA REALIZA PALESTRA EM MESSIAS TARGINO

sexta-feira, 11 de abril de 2014 Pôla Pinto



Na manhã desta quinta-feira (10/04), aconteceu na Câmara de Vereadores de Messias Targino uma palestra para a apresentação do Projeto AQUIFLORA que é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Ambiental (ABDA), com Patrocínio da Petrobras, em parceria com a CEMAD/UERN, apoiada pela Prefeitura Municipal de Messias Targino, através da Secretaria Municipal de Educação.
Os trabalhos aconteceram na Câmara de Vereadores, e foram abertos pela secretária municipal de Educação, Regivania Rodrigues e pelo Vice-prefeito Pôla Pinto que estava representando o prefeito Arthur Targino, e conduzidos pelos professores do Centro de Estudos e Desenvolvimento do Semiárido da Universidade Estadual. 

Iniciaram-se por um momento de prosa e cantoria abordando a história e cultura da caatinga pelos Profs. Ismael e José Walter; seguiram-se pela exposição de aspectos da geografia, clima, biodiversidade, meio ambiente e da socioeconomia da caatinga, pelos Profs. José Salin e Ramiro Camacho.
O evento contou com a presença dos profissionais da Educação, da Saúde da Secretária de Ação Social, Secretária de Obras, do Conselho Tutelar, do Centro Juazeiro, Vereadores e de outras áreas do município. Na oportunidade os presentes receberam um material multimídia com uma coletânea didática sobre a caatinga e a gestão escolar p/ subsidiar os profissionais em sua atuação pedagógica.
SOBRE O PROJETO
O projeto Aquiflora visa desenvolver a recuperação de espécies ameaçadas de extinção da fauna aquática e da flora no entorno de açudes distribuídos numa área de 1.250 km² no alto curso da Bacia do Rio do Carmo, municípios de Upanema e Campo Grande. As açõesações estão concentradas na barragem de Umari vem sendo mapeada a situação do uso e ocupação do solo de uma área de 6 mil hectares marginal ao lago e cadastradas as comunidades ribeirinhas aí residentes. Em terreno da Colônia Z-52 de Pescadores de Upanema, no sítio Caiçara, às margens da represa, será implantada a Estação Ecológica de Upanema para dar suporte ao Programa de Recuperação da Fauna e Flora (PRFF).

O Aquiflora é composto por duas açõesações básicas: de Reparação das espécies ameaçadas de extinção e outra, de Prevenção de espécies sobre-exploradas para evitar que entrem nessa lista. No caso da Fauna, a espécie vulnerável é o crustáceo Pitu (Macrobrachium carsinus) e as sobre-exploradas são os peixes Curimatã, Piau, Traira, Acará-Açu. Na flora, constam quatro tipos arbóreos vulneráveis (Anexo 5B): Aroeira (Myracroduon urundeuva), Angico (Anadenanthera macrocarpa), Braúna (Schinopsis glabra) e Quixabeira (Bumelia obtusifolia). Entre as espécies sobre-exploradas citam-se o Ipê, Pau-Branco


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.