Agricultores familiares messienses criam Associação

segunda-feira, 28 de abril de 2014 Pôla Pinto


Na última terça-feira, 22 de abril, pela manhã, aconteceu a Assembleia Geral de Fundação da Associação dos Produtores Orgânicos de Messias Targino - APOMT. O evento ocorreu na sede provisória da entidade, situada na Rua das Margaridas, nº 26, Conjunto Osnildo Targino, Messias Targino-RN.

Na ocasião, a APOMT escolheu a sua diretoria, que tem Édson Tavares como presidente, Tony Morais como vice-presidente e Raiane Teixeira como primeira tesoureira.

Estiveram presentes na Assembleia Geral de fundação da entidade, além dos agricultores familiares de Messias Targino, Paulo Rodrigues (secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente), Francisco Cardoso Jales (representante do Centro Juazeiro e do SEAPAC, que são órgãos não-governamentais de apoio ao homem do campo) e o consultor Roberto Brígido (professor aposentado da antiga ESAM - Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atual UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi Árido).

Na primeira Assembleia Geral, a APOMT também aprovou o seu Estatuto Social e o seu Código de Conduta Técnica, deixando para depois a aprovação do seu Regimento Interno.

Para que a Associação dos Produtores Orgânicos de Messias Targino fosse criada, o prefeito Arthur Targino colocou à disposição dos agricultores, para ações preparatórias e assessoramento técnico, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Advocacia do Município, representada neste caso pelo advogado Alcimar Antônio de Souza.

Também foi fundamental o apoio do Escritório local da EMATER, através do técnico extensionista Aderban Medeiros ("Branco"), que tem sido um parceiro importante dos pequenos e médios produtores rurais de Messias Targino, das entidades ligadas às políticas do campo e da própria Administração Pública Municipal.

Outra modificação diz respeito à Feira Agroecológica e Solidária do Município, que doravante passará a se chamar Ferira Orgânica de Messias Targino - FOMT, realçando ainda mais a boa qualidade - orgânica - dos produtos comercializados pelos agricultores familiares.

Segundo os dirigentes da APOMT, em breve haverá o lançamento oficial da Associação, num dia de domingo, que é o dia da Feira Orgânica.
 Fonte: O Messiense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.