ELIZIEL BARBOSA DA SILVA

quinta-feira, 6 de março de 2014 Pôla Pinto



Eliziel Barbosa da Silva, brasileiro, casado, nascido aos 27 dias do mês de julho do ano de 1944. É um dos pioneiros das lutas sociais, sindicais e políticas do Rio Grande do Norte e do Brasil, a partir da década 60,  aos 33 anos de idade, assumiu a direção do STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Montanhas/RN, fato ocorrido em 1974, sendo reeleito por mais duas vezes para presidente e mais quatro vezes como secretario geral. Desde então não parou mais na árdua luta de defender as categorias de trabalhadores. Na efervescência da luta pela  derrubada da ditadura militar, ELIZIEL, encabeçou juntamente com LUÍS INÁCIO DA SILVA (LULA), PAULO PAIM, ERUNDINA, VICTOR BUAIS, OLIVIO DUTRA, CHICO MENDES  e  outros a fundação do PT –



Partido dos Trabalhadores, sendo candidato a senador em 1982, obtendo em torno de cinco mil votos, que para época foi uma grande façanha, ainda em  1983, ELIZIEL, novamente volta a construir o novo, desta vez foi a fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores, assumindo a presidência da CUT/RN por três mandatos, sendo membro da direção da CUT Nacional por outras vezes.
             Na década de 80, ELIZIEL, ajudou construir o CENTRU (Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural), no qual foi um dos coordenadores tanto Estadual como Nacional.
            Continuando a luta e sua trajetória, ELIZIEL foi Candidato a Deputado Estadual em 1990 e candidato a vereador de Montanhas/RN e de Touros/RN, outras vezes,  na tentativa de mudar  os rumos da historia política do Estado. 
             De 1993 á 2002, ELIZIEL deu sua contribuição como diretor de finanças da  FETARN – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte, onde lutou por mudanças reais no rumo político daquela instituição.
               Sendo um homem inovador, ELIZIEL sai da FETARN através de uma disputa de chapas, e ainda  em 2002, buscando novos horizontes, ele ajudou na criação da FREPAF (Frente Potiguar da Agricultura Familiar), para em 2004 ser um dos fundadores da FETRAF-RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte), sendo um dos primeiros diretores. Em 2005 participou da fundação da   FETRAF/BRASIL.
             Hoje ELIZIEL, encontra-se em estado de precariedade na saúde física, fez cirurgia de coração, sofreu uma AVC e precisa fazer cirurgia de próstata. Mais do que tudo isso. ELIZIEL hoje aos 69 anos de idade e 40 anos de lutas necessita da nossa solidariedade como companheiros, cristãos e a cima de tudo como ser humano, pois está sobrevivendo com um salário mínimo que não consegue pagar as despesas com MEDICAMENTOS.



A luta de Eliziel não parou vamos ser solidário.
Eliziel Babosa da Silva
Banco do Brasil S/A
Conta Corrente nº  12.257-2
Agência nº    2731-6
Contatos: Antônio Barbosa, filho de Eliziel Tel. 84- 8881-8481

 


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.