Com pontapé simbólico, Dilma inaugura Arena das Dunas em Natal

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014 Pôla Pinto

Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas - pontapé inicial (Foto: Augusto Gomes/G1) 
Dilma Rousseff inaugura Arena das Dunas - pontapé inicial (Foto: Augusto Gomes/G1)

Com pontapé simbólico, a presidente Dilma Roussef inaugurou nesta quarta-feira (22), em Natal, a Arena das Dunas - estádio que receberá quatro jogos da Copa do Mundo este ano. A bola foi entregue por dois operários que trabalharam nas obras. Um deles usava uma camisa da seleção brasileira por baixo do macacão e pediu um autógrafo da presidente. Após dar o primeiro chute no campo de jogo, Dilma foi até a lateral do campo para tirar uma fotografia com um grupo de trabalhadores. Este foi o 7º estádio inaugurado dos 12 que sediarão jogos da Copa no país. Maracanã (RJ), Mané Garrincha (DF), Mineirão (MG), Arena Fonte Nova (BA), Arena Pernambuco (PE) e Arena Castelão (CE) já foram entregues.

A cerimônia de inauguração aconteceu no início da noite, em meio a um manifesto realizado no entorno do estádio. Centenas de pessoas protestaram contra os gastos da Copa do Mundo e contra as administrações dos governos federal e estadual. Durante a manifestação, a BR-101 foi interditada e um PM levou uma pedrada na cabeça.

Além da presidente e da governadora Rosalba Ciarlini, participaram da inauguração o secretário geral da Fifa, Jêrome Valcke, e os ex-jogadores Cafu e Bebeto, campeões do mundo pela seleção brasileira em edições passadas da Copa.
Ao final da cerimônia, Dilma afirmou que o Brasil tem de apostar a favor do Brasil ao ser questionada sobre a conclusão do estádio em Curitiba. 
A Arena das Dunas

As obras da Arena das Dunas duraram quase dois anos e meio. O estádio foi construído pelo Governo do Rio Grande do Norte por meio de uma Parceria Pública-Privada com a empresa OAS ao custo de R$ 420 milhões. Ao todo, trabalharam cerca de 4.500 operários, responsáveis pela estrutura que terá 42 mil lugares, 21 acessos de entrada, 38 camarotes, sala de conferência, sala de mídia, 30 banheiros, dois lounges VIP e 29 bares/restaurantes.

Além disso, foram entregues ambulatórios, academias de ginástica praça externa de 22 mil m² com piso intertravado para resistir a grandes concentrações de público durante os shows externos, auditório para 250 pessoas, escritórios/áreas comerciais, 1.700 vagas de estacionamento, campo com medidas de 105 m x 68 m e as 20 pétalas que compõem a cobertura que simula as dunas potiguares.
Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa do Mundo (Foto: Canindé Soares) 
Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa do Mundo (Foto: Canindé Soares)


Toda a estrutura será mostrada para mais de 200 países que poderão assistir às partidas entre México e Camarões, no dia 13 de junho, Gana e Estados Unidos (16 de junho), Grécia e Japão (19 de junho) e Uruguai e Itália, no dia 24 de junho, todos válidos pela fase de grupos do Mundial.

Nesta quinta-feira (23), a OAS promoverá uma festa de comemoração privada para os funcionários e suas famílias, ocasião em que será descerrada uma placa com o nome de todos os trabalhadores. A cerimônia será fechada.

No domingo (26), a Arena será aberta a todo o público, mediante compra de ingresso, para assistir dois jogos: América x Confiança (pela Copa do Nordeste) e ABC x Alecrim (Campeonato Potiguar).
Policiais militares se protegem de pedras atiradas por manifestantes durante protesto na inauguração da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Felipe Gibson/G1) 
Um dos PMs foi atingido por uma pedrada durante
princípio de tumulto (Foto: Felipe Gibson/G1)

A manifestação que aconteceu no entorno da Arena das Dunas foi considerada tranquila pela Polícia Militar. De acordo com o comandante geral da PM do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva, apesar de dois princípios de tumulto, "não houve confronto e tudo transcorreu com tranquilidade". A PM informou que cerca de 200 pessoas estavam no protesto, que contou com a participação de sindicatos e movimentos sociais.

Os manifestantes se concentraram por volta das 14h em frente ao shopping Midway Mall e caminharam pela avenida Senador Salgado Filho, na zona Sul, até a entrada da Arena das Dunas, na marginal da BR-101. Durante a revista feita a alguns manifestantes, um policial militar levou uma pedrada na cabeça, mas teve ferimentos leves.

Mais tarde, veículos da Presidência da República foram apedrejados e pichados quando entraram na área do estádio. Não há informação sobre quem ocupava os veículos. "O que houve foi um acirramento de ânimos", avalia o coronel Araújo.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.