Vice-prefeito participou de evento em Brasília

domingo, 8 de dezembro de 2013 Pôla Pinto




  O vice-prefeito e  presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Messias Targino, Pôla Pinto (PT), esteve   em Brasília (DF), na quarta e quinta –feira  onde  participou  da  Oficina Juventude Rural e Educação do Campo, para avaliar as políticas públicas e projetar o futuro da educação no campo,promovida pelo Conselho Nacional de Juventude, em parceira com o Comitê Permanente de Juventude Rural do Condraf.

Pôla Pinto avaliou  que o encontro foi   bastante positivo  pelas discussões que foram feitas durante os dois dias de evento. “Tivermos oportunidade  de debater  varias questões ligadas a educação  do campo”, disse ele.


Para a assessora especial para juventude rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ana Carolina Silva, o debate da educação no campo é uma pauta muito farta. “O que fizemos aqui foi observar alguns dos modelos aplicados, como as diferenças territoriais, para ampliar a nossa proposta de educação do campo”, explicou ela .

Além de representantes do Governo Federal, membros da sociedade civil organizada também participaram do evento. “Nós tivemos mais de 20 organizações de juventude, aqui conosco. Vários movimentos sociais mandaram representações para poder trocar experiências, que são fundamentais para formular e aprimorar as políticas públicas para a educação no meio rural”, afirmou Ana Carolina.

Entre os representantes, estava a assistente social do Instituto Aliança, Nilzete Freitas, 47 anos. Ela acredita que colheu bons frutos na oficina. “Vim em busca de novas informações e acredito que já colhi bons frutos. Trabalhamos com 659 famílias rurais e saio da oficina com a perspectiva de que algo pode ser diferente na educação no campo”, observou. Nilzete trabalha com o projeto de Sustentabilidade e Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) do instituto em quatro territórios baianos.

Programas - Durante a oficina, representantes do Incra e do Ministério da Educação apresentaram aos jovens presentes avanços e estratégias futuras das políticas governamentais em relação à juventude rural e educação no campo.
Os programas Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), o Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) e Nacional de Inclusão de Jovens do Campo (ProJovem Campo) foram detalhados pelos expositores para incentivar o debate sobre a necessidade de melhoria do ensino no meio rural.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.