Município de Messias Targino será atendido pelo Projeto Dom Helder Câmara.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013 Pôla Pinto

Depois de muita reivindicação por parte  do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), e  de outros  segmentos que atua  no fortalecimento da  agricultura  familiar, o município de Messias Targino passará a integrar o raio de ação do Projeto Dom Helder Câmara. 


A informação da oficialização  foi feita pelo presidente  do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) e vice-prefeito Pôla Pinto, na tarde  da quinta-feira (12),durante a solenidade de entrega sala de pediatria  do hospital Maternidade Paulina Targino.

Segundo Pôla Pinto a oficialização  foi feita  pelo diretor do Projeto Dom Helder Câmara, Expedito Rufino, no encontro do Território Sertão do Apodi realizado na quinta-feira (12) em Caraúbas.

Além de Patu mais seis outros municípios do Território Sertão do Apodi serão incorporados ao Projeto Dom Hélder Câmara a partir do ano de 2014, são eles,  Paraú, Itaú, Triunfo Potiguar, Severiano Melo, Patu  e Rodolfo Fernandes.  “ Essa era uma reivindicação antiga do nosso sindicato e de outras organizações de Messias Targino”, lembrou Pôla Pinto.
 
No encontro do Território Sertão do Apodi foi apresentado um relatório das ações desenvolvidas pelo Projeto Dom Helder no ano de 2013, apresentação da segunda fase do projeto que passará a integrar todos os 17 municípios do território bem como as metas a serem desenvolvidas no ano de 2014.
 
Os municípios no mapa acima destacado em Branco são os novos que passarão a integrar o Projeto Dom Helder Câmara
 
O Projeto Dom Helder Câmara é uma ação operacional descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste, iniciado em 2001, a partir de um acordo de Empréstimo Internacional firmado entre a República Federativa do Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, e de uma doação do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF.
 
Na sua essência, o Projeto Dom Helder Camara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Nordeste, embasado conceito de convivência com o semiárido, articulando às dimensões sócio-políticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas e por processos participativos de planejamento, gestão e controle social.
 
O Projeto Dom Helder Camara ao longo de sua atuação se consolidou, fundamentalmente, por desenvolver uma proposta de Assessoria Técnica Permanente, multidimensional, diferenciada, concebida como uma ação contínua e sistêmica, focada nas demandas, objetivos e áreas de resultado de interesse das famílias beneficiárias e referendada em posicionamento técnico e avaliações participativas que garantem a viabilidade das proposições apresentadas.
 
O Projeto Dom Helder Camara - PDHC atua em 6 estados do Nordeste Brasileiro, envolvendo 8 Territórios Rurais e 77 Municípios do Semiárido. O PDHC beneficia, diretamente, através das suas ações, 15.021 famílias.
 
Com a incorporação de mais 7 municípios ao Projeto Dom Helder Câmara, ou seja, todo o território Sertão do Apodi será atendido pelo projeto. Com a segunda fase do Projeto Dom Helder que passará integrar mais municípios a meta de famílias a serem atendidas passará de 15.000 para 25.000 famílias.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.