Sesap estima 22 mil mortes no RN em 10 anos

quarta-feira, 27 de novembro de 2013 Pôla Pinto


A proximadamente 22 mil pessoas morreram vítima do câncer entre os anos de 2000 e 2011 no Rio Grande do Norte. A estimativa é da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) do Rio Grande do Norte.
Os dados são considerados preocupantes e poderiam ser facilmente revertidos com ações preventivas. Se descoberto no início, os especialistas dizem que a chance de cura são bem maiores.
A divulgação dos dados foi feita ontem (26) pela Sesap, na véspera da data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A intenção do Governo do Estado é alertar para a importância da prevenção acerca dos vários tipos da doença.
Hoje, quando se celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Sesap alerta sobre a importância de se prevenir os vários tipos da doença ou diagnosticá-las no seu estágio inicial, e assim aumentar as chances de ser bem sucedido no tratamento.
Segundo Severina Pereira, técnica responsável pelo Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT) da Sesap, no período de 2000 a 2011 quase 22 mil pessoas morreram no Rio Grande do Norte, vítimas de câncer.
Em 2011, entre as principais causas de óbitos por câncer, um total de 2.832 óbitos, destacaram-se as neoplasias malignas da traquéia, brônquios e pulmões (9,82%), estômago (9,04%), próstata (7,98%) e mama (7,06%).
Os tipos de câncer que mais acometem mulheres são os de mama e cólo do útero. Já entre os homens são o de próstata. Chama a atenção o crescimento de mortes por tipos da doença que estão diretamente associados ao estilo de vida que as pessoas estão levando.
Um total de 1.835 pessoas morreram com câncer de estômago e 2.066 foram vitimadas por neoplasias na traquéia, brônquios e pulmão, explica a especialista. “O consumo em excesso de enlatados, carnes gordurosas, álcool e outras drogas, associado à falta de exercícios físicos, de uma alimentação saudável, são os fatores que mais influenciam no desenvolvimento do câncer de estômago. Já o uso abusivo do fumo e de drogas inalantes contribui consideravelmente para o aparecimento de tumores malignos na traquéia, brônquios e pulmão”, alerta Severina.
Câncer é a doença que mais mata no Brasil
Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença representa a segunda que mais mata atualmente no Brasil. O órgão prever a ocorrência de aproximadamente 518.510 casos novos de câncer em 2013.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2030, podemos esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer.
Para Severina, os dados são preocupantes, por isso gestores, profissionais da saúde e a população devem estar alerta aos fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento do câncer.
As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida adotados pelas pessoas podem determinar diferentes tipos de câncer. A prevenção ainda é o melhor remédio, como o uso de proteção solar para evitar o câncer de pele, obedecer ao esquema das três doses da vacina contra hepatite B, já é uma proteção contra o câncer de fígado, além disso, adquirir hábitos mais saudáveis de vida, e fazer exames regularmente, orienta.
No Rio Grande do Norte, fazem parte da Rede Oncológica a Liga Norte-Rio-grandense, o Hospital Infantil Varela Santiago, o Natal Hospital Center, o Hospital do Coração e o Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró. Além de 28 laboratórios e 40 estabelecimentos que realizam o exame da mamografia.
Fonte: Jornal de Fato


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.