Há um ano Mossoró perdeu o locutor Seu Mané, um dos maiores ícones do rádio

terça-feira, 8 de outubro de 2013 Pôla Pinto


Radialista Seu Mané morreu em decorrência de um coma alcoólicoRadialista Seu Mané morreu em decorrência de um coma alcoólicoHoje completa um ano que Mossoró perdeu um dos maiores nomes da radiofonia potiguar, Seu Mané. Manoel Alves de Oliveira morreu no dia 8 de outubro de 2012, aos 72 anos, no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), vítima de um coma alcoólico. Ele havia dado entrada na unidade com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele deixou esposa e oito filhos.
A Rádio Rural de Mossoró, onde o locutor trabalhou mais de 40 anos, fará uma homenagem a Seu Mané reprisando o programa "Mossoró de Todos os Tempos" que teve a participação do locutor. Originalmente o programa é veiculado pela TV Cabo Mossoró (TCM) e apresentado por Milton Marques. A transmissão do programa pela Rádio Rural será hoje, a partir das 11h.
 
Seu Mané era natural de Felipe Guerra e entrou no radialismo através de um concurso promovido pela Rádio Rural para montar sua equipe e poder entrar no ar. O locutor se inscreveu juntamente com mais 60 candidatos e conseguiu a vaga de controlador de equipamentos no estúdio. O nome com o qual ficou popular, ele escolheu tendo como referência o jogador de futebol Mané Garrincha.
 
O radialista conseguiu chegar aos microfones quando o locutor de um programa dedicado à cultura sertaneja faltou. O diretor, então, lhe ofereceu uma oportunidade, já que Seu Mané sempre costumava ler os textos que seriam apresentados pelo locutor. Quando aceitou a oferta, ele não fez feio e agradou aos dirigentes. Com isso, ele foi chamado para ocupar oficialmente os microfones da rádio.

Seu Mané fez sucesso com vários programas populares

O sucesso de Seu Mané levou o radialista a comandar um programa às 18h. Ele nomeou o radiofônico de "A Hora da Coalhada", já que era o horário e o cardápio de seu jantar quando era criança.
 
Outro programa famoso do radialista era "Seu Mané Toca Tudo". O programa ainda contava com o quadro de sucesso "Notas e Avisos". O quadro servia para as pessoas que queriam mandar recados para parentes de outras cidades.
 
Uma das características que levaram o radialista ao gosto popular era o seu modo peculiar de falar. Ele ganhou fama com sua forma diferente de pronunciar os nomes das músicas e dos intérpretes.
 
Além disso, ele também costumava trocar algumas palavras dos recados com o objetivo de provocar o riso. A simplicidade e a comédia cativaram os ouvintes. Seu Mané trabalhou na Rádio Rural quase 50 anos e foi afastado ainda em 2012.
Fonte: O Mossoroense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.