O Procon do Rio Grande do Norte
publicou uma série de orientações aos consumidores sobre a paralisação
dos bancos públicos e privados. De acordo com o coordenador estadual do
órgão, Ney Lopes Júnior, todas as prestações, boletos, cartão de
crédito, entre outros, que o consumidor não possa saudar por conta da
greve, não poderão ser acrescidas de juros, multas, ou qualquer
acessório.
No caso das faturas de cartão de crédito, os consumidores devem entrar em contato com as centrais de atendimento para solicitar o código de barras para o pagamento via internet, nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas.
Para as pessoas que têm contas atrasadas de tarifas públicas como água, telefone e energia elétrica, a orientação é ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. Essas contas poderão ser quitadas em qualquer banco.
Ainda de acordo com Ney Lopes, “é importante ressaltar que o consumidor tem estas opções para efetuar o pagamento, mas se ele não tiver acesso a estes meios de pagamento não irá pagar multas ou juros, justamente por ser caso de força maior”.
No caso das faturas de cartão de crédito, os consumidores devem entrar em contato com as centrais de atendimento para solicitar o código de barras para o pagamento via internet, nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas.
Para as pessoas que têm contas atrasadas de tarifas públicas como água, telefone e energia elétrica, a orientação é ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento. Essas contas poderão ser quitadas em qualquer banco.
Ainda de acordo com Ney Lopes, “é importante ressaltar que o consumidor tem estas opções para efetuar o pagamento, mas se ele não tiver acesso a estes meios de pagamento não irá pagar multas ou juros, justamente por ser caso de força maior”.