Escassez de água no RN é gravíssima, afirma Mineiro

quarta-feira, 25 de setembro de 2013 Pôla Pinto



A escassez de recursos hídricos no RN foi, mais uma vez, tema do pronunciamento do deputado Fernando Mineiro na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira, 25, o parlamentar comentou o decreto de situação de emergência devido à seca em 160, dos 167 municípios do RN (95% do Estado).


Nestes municípios vive 63% da população do Estado, somando-se mais de 2 milhões de pessoas. Para Mineiro, não se percebeu ainda a gravidade da situação. "Como tem chovido em Natal, as pessoas acham que no interior está tudo bem. Mas, o abastecimento d'água já é através de carros-pipa", afirma. "Este tema não entra na pauta nem da política nem dos meios de comunicação", completa o deputado.


Mineiro lembrou que o Governo Federal destinou recursos da ordem de R$ 71 milhões para o RN através do PAC da Seca. As obras, previstas para municípios como Caicó, Guamaré, Macau, entre outros, nunca foram iniciadas.

"É claro que esta situação é decorrente de um fenômeno da natureza, mas o enfrentamento dela deve ser uma ação Governo do Estado", declara Mineiro.

Ele lembrou ainda que, no começo deste ano, alertou para a existência de vazamentos no Canal do Pataxó, que faz a transposição da barragem Armando Ribeiro para o Rio Pataxó. "O secretário de Recursos Hídricos demonstrou boa vontade em resolver, mas não tem apoio do Governo", pontua.

Na tarde de hoje (quarta-feira), Mineiro participa de reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, em Caicó, para debater a barragem de Oiticica.



Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.