II Conferencia de Cultura de Messias Targino foi realizada com sucesso

sexta-feira, 2 de agosto de 2013 Pôla Pinto


Aconteceu  na  quarta-feira (31), a  II Conferencia Municipal de Cultura do município de Messias Targino,   que foi considerado um sucesso tanto pela participação e os debates  realizados pelos participantes.
 O prefeito Arthur Targino (PMDB), Secretário de Cultura e Turismo Francimar Ezequiel  e vereadores Neto de Baé (PT) , Anderson Medeiros (PMDB) e Maria Jose Ribeiro (PSDB), participaram da  solenidade  de abertura e de todo evento  que  aconteceu no Centro de Cultura e Eventos.
O prefeito Arthur Targino,  destacou a  importância  dos grupos culturais e o significado  da realização da conferencia para a cultura local. Ele  também disse que o desmembramentos  das Secretarias de Cultura e Esporte foi um forma de fortalecer cada vez mais o segmento. “Esse  é um  acontecimento rico para nossa  cidade que tem um povo sábio, inteligente, de muitos talentos culturais” enfatizou  Arthur.

O vereador Neto de Baé (PT), registrou o apoio  que o Poder Executivo vem dando a cultura do Município, “Estamos fazendo nossa parte para que Messias Targino se torne, assim como Janduís, uma referência para cultura do País”, disse Neto. A vereadora Maria Jose Ribeiro (PSDB), também fez uso da palavra na abertura do evento.

O Secretário de Cultura  e Turismo, Francimar Ezequiel, disse que o momento  era de muita alegria de estar sediando a II Conferência de Cultura. “Hoje nós temos a Secretaria de Cultura funcionando de forma efetiva com ações voltadas para o fortalecimento da cultura como um todo”. “É um orgulho podermos contribuir com esse trabalho. Nossa cidade tem diversas manifestações culturais”. Completou ele.

Outro ponto de destaque da conferência  foi apresentação do Grupo de Teatro Arte e Ação de Messias Targino e a palestra que teve como facilitador do debate o artista de Janduís, Lindemberg Bezerra, que abordou a Política de Estado para a Cultura e os Desafios do Sistema municipal de Cultura.
Lindemberg Bezerra, defendeu agilidade  para o Município  realizar o cadastramento  junto ao Sistema Nacional de Cultura – SNC, como também a criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura.

Os temas Implementação do Sistema Municipal de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais e Cultura como desenvolvimento Sustentável foram  debatidos pelos grupos.


Ao final foram eleitos  cinco delegados para Conferência Estadual, sendo  Franciele Linhares dos Santos Ezequiel,Ruanda Regis Cardoso  e Antonio Torquato da Silva Filho, representando a sociedade civil  e Anderson Medeiro e Maria Jose Ribeiro pelo Poder Público.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.