A Fetraf- Brasil/CUT promoverá na cidade de Luziânia-GO o terceiro Congresso

sexta-feira, 9 de agosto de 2013 Pôla Pinto

Entre os dias 13, 14 e 15 de agosto, acontecerá o III Congresso da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF-Brasil/CUT).  O evento ocorre na cidade de Luziânia, no Centro de Treinamento Educacional (CTE/CNTI), localizado na BR 040.

No período do congresso estarão presente cerca de 800 delegados sindicais e dirigentes dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Tocantins e Distrito Federal.  O objetivo é reafirmar o compromisso da Fetraf- Brasil /CUT com a luta social e política em defesa dos interesses da agricultura familiar e do projeto de desenvolvimento rural sustentável e solidário, com a afirmação do projeto de organização sindical. 

Desde sua criação em 2005, a Federação vem mantendo como foco principal o envolvimento expressivo dos agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do Brasil. Com isso, oferece a participação efetiva dos agricultores por meio de eventos e ações de movimentos sociais no campo. Em busca de uma uniformização das políticas, o segundo mandato da organização teve como principais mudanças o modelo de direção e maior participação das coordenações estaduais nos espaços e decisões. Entretanto, apesar dessas alterações, ainda é necessário uma estrutura para as demandas de acompanhamento aos estados para nivelar a política em critérios de criação dos instrumentos base.

 Mesmo com todos os desafios enfrentados pela direção da Fetraf-Brasil/CUT, a principal atuação é garantir a consolidação das políticas públicas para a agricultura familiar e reforma agrária. Através da jornada nacional de lutas, mobilização, intervenção nas políticas públicas e participação de conferências nacionais.
O terceiro congresso visa discutir pontos estratégicos que irão melhorar e qualificar a qualidade de vida das famílias dos agricultores. Serão debatidos temas como Agricultura Familiar: Identidade e diversidades/ Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário: O papel da Agricultura Familiar no Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário/ Mulheres: novas relações de gênero e igualdade e oportunidades/ Juventude: Promoção de condições para permanência no campo/ Organização da Produção e Cooperação: Garantia de renda digna/ Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia / Habitação Rural/ Educação e Qualificação Profissional: Valorização da Agricultura Familiar/ Política Internacional/Política para o semiárido/Políticas Sociais: Saúde e previdência/Auto Sustentação e Gestão/ Política Agrícola, Organização da Produção e Soberania Alimentar/Reforma Agrária e Acesso a Terra e Organização Sindical.


O evento tem como patrocinadores o SEBRAE, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, e conta com a coparticipação do Ministério do Desenvolvimento Agrário e apoio da CUT e UNISOLI.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.