CREDIOESTE-SOL realizou encontro com representantes de STRs e SINTRAFs, em Caraúbas.

domingo, 7 de julho de 2013 Pôla Pinto



Na sexta-feira (5), a direção da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar – CREDIOESTE-SOL,  realizou   no município de Caraúbas – RN, um Encontro Regional com os representantes  dos STRs e SINTRAFs da região do médio oeste. O evento  aconteceu, no Auditório do STTR de Caraúbas, e contou com a participação de  mais de 30 participantes.


Além dos  representantes de STRs e SINTRAFs  da região estiveram presentes no encontro dirigentes  da FETRAF/RN  e FETARN, que discutiram a importância  do encontro para o fortalecimento da CREDIOESTE-SOL da Região.

O presidente da cooperativa, Raimundo Canuto,  iniciou a apresentação esclarecendo que Credioeste-Sol é a única no estado voltada para a agricultura familiar. Ele também destacou que as ações da cooperativa poderão contribuir para evitar o êxodo rural que vem ocorrendo  na região, onde várias famílias estão migrando para a cidade.

Raimundo Canuto, disse que o objetivo do encontro é de sensibilizar os STRs e SINTRAFs   e fazer o debate sobre o cooperativismo de forma esclarecedora para facilitar a atuação da Credioeste-Sol em suas bases. “Enquanto no Brasil apenas 4,5% são cooperados, tem países que são em torno de 96% cooperados, isso mostra o tamanho do desafio”, esclareceu


A Credioeste-Sol tem uma abrangência em 12 cidades do médio e alto oeste, a matriz funciona no município de Apodi, abrange as cidades de Campo Grande, Triunfo Potiguar, Paraú, Upanema, Messias.Targino, Severiano Melo, Itaú, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado e Janduís, com 478 sócios e foi fundada em 2007, com o apoio da Visão Mundial, PDA Carnaúba, PDA Santa Cruz, Terra Viva, Coopevida, PDHC e outras entidades que atua no campo. “A Credioste-Sol é a única experiência de Crédito da Economia Solidária e Agricultura Familiar na região gerida pelos próprios agricultores”, destacou Raimundo.


O técnico da Credioeste-Sol, Ruberlânio Franco, apresentou as experiências de funcionamento da Cooperativa, como os serviços que são oferecidos aos agricultores familiares, como empréstimos com varias condições, emissão de talão de cheques com limite, sistemas de custódia, recebimento de boletos bancários entre outros serviços que tem facilitado o acesso dos agricultores familiares ao sistema financeiro. Segundo Ruberlânio, se não existisse o Pronaf, dificilmente os agricultores seriam atendidos pelos bancos.


Por último, ele destacou que a Credioeste-Sol vem conseguindo promover a inclusão financeira com a facilidade do crédito, aquecimento na economia na base cooperativa com o aumento da produção que vem sendo trabalhado de forma sustentável e a diminuição da burocracia.


Poderão associa-se a CREDIOESTE-SOL agricultores e agricultoras familiares, seus familiares e agregados, desde que considerados civilmente capazes e residam na área de abrangência da cooperativa e preencher uma proposta de admissão e subscrever uma cota parte no valor R$ 120.00, que poderá ser parcelada.


Esse encontro  foi um dos encaminhamentos da reunião da direção da Credioste-Sol,   que aconteceu  dia 28 de Junho,  em Apodi, com organizações parceiras,  onde foi discutido o crescimento, fortalecimento e organização da cooperativa.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.