Ministros recebem pauta de reivindicações da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar

quinta-feira, 2 de maio de 2013 Pôla Pinto


Os ministros Gilberto Carvalho, Pepe Vargas e Garibaldi Alves receberam nesta terça-feira (30/4), a pauta de reivindicações da 9º Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária..

 

Os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrária) e Garibaldi Alves (Previdência Social) receberam nesta terça-feira (30/4), a pauta de reivindicações da 9º Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, que acontece no mês de maio, em Brasília.
 
A Jornada é promovida pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf) que está organizada em 18 Estados, com mais de 600 sindicatos e associações sindicais filiados e cerca de 500 mil agricultores associados.

As reivindicações estão distribuídas em 13 eixos, com destaque para questões como acesso a terra, assistência técnica, agroindústria, crédito, endividamento, acesso a água, juventude, mulheres ( combate a violência, geração de emprego e renda, dentre outros itens) habitação rural, previdência, dentre outras. As agricultoras entregaram ainda aos ministros um abaixo-assinado com mais de cem mil assinaturas reivindicando a extensão da licença maternidade a todas mulheres trabalhadoras e também a atenção do governo para a previdência dos agricultores familiares.

Gilberto Carvalho destacou a qualidade das propostas apresentadas pela Fetraf e garantiu que o governo federal terá uma interlocução permanente sobre as demandas do movimento. Já nas próximas semanas os representantes dos agricultores familiares terão reuniões marcadas em vários ministérios. Já o ministro Pepe Vargas agendou com os representantes da Fetraf encontros para debater e trabalhar na pauta antes do lançamento do Plano Safra deste ano, marcado para ocorrer no fim de maio. “Nessas duas semanas, proponho que façamos duas reuniões de trabalho: uma sobre política agrícola e outra sobre agrária. Nesses encontros, nós também vamos definir os diálogos que teremos ao longo do ano”, ressaltou.





























A coordenadora-geral da Fetraf, Elisângela Araújo, disse confiar na comitiva do governo federal que vai debater a pauta e garante que a Federação pode ajudar na construção de políticas públicas para os agricultores familiares. Participaram ainda da reunião cerca de 20 dirigentes da Federação de todo o país.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.