quinta-feira, 11 de abril de 2013 Pôla Pinto






PATU- Organizações sociais e Câmara Municipal de Vereadores realizam Audiência Pública para debater questões relativas à seca


Fotos: Cristiano Júnior
 Vereadora Ana Karla- Autora do requerimento solicitando a audiência


Foi realizada na manhã desta quarta-feira (10) a Audiência Pública proposta pela vereadora Ana Karla Figueiredo para tratar da questão da seca, falta de água e consequente escassez de alimentos para os animais, o que vem preocupando não só os agropecuaristas, mas também todas as autoridades. 

O encontro que aconteceu na sede do poder legislativo reuniu representantes da EMATER, Visão Mundial, PDA Novo Sertão, Sindicatos, organizações sociais, SEAPAC, FETARN, além do poder executivo, através da prefeita Evilásia e dos secretários de finanças e administração, Rivelino Câmara e agricultura, Ricardo Vieira, do deputado estadual Gustavo Carvalho e de dezenas de agricultores patuenses. 

Diversos temas foram abordados e tanto as organizações sociais quanto os agricultores se somaram ao poder executivo e legislativo a fim de criar uma comissão permanente para avaliar a situação do município mediante a falta de chuvas.

A prefeitura de Patu através da prefeita Evilásia se prontificou a colaborar de todas as formas possíveis com os agricultores, o que já vem sendo feito desde o primeiro mandato da atual gestão. 

Em sua fala, Evilásia se solidarizou com os agropecuaristas e reafirmou o seu compromisso em trabalhar até o último dia do seu mandato para a população como um todo. “Fui eleita pelo povo e estou com vocês em todos os momentos, seja na alegria ou nos momentos difíceis”, disse a prefeita. 

Os secretários de finanças, Rivelino Câmara e agricultura, Ricardo Vieira, fizeram um balanço das ações do município em favor do homem do campo, e falaram das dificuldades enfrentadas para custear com recursos próprios o abastecimento de cisternas, uma vez que o governo estadual não vem honrando o compromisso financeiro com os proprietários de carros pipas. “É muito difícil quando uma administração tem que desenvolver determinadas ações que requerem um investimento alto como no caso do abastecimento de água na zona rural, perfuração de poços, recuperação de açudes dentre tantas outras ações, sem o apoio devido do governo estadual”, lembrou Rivelino. 

O secretário Ricardo Vieira lembrou que o garantia safra vem sendo mantido em dia e que o agricultor patuense pode contar com o apoio total da secretaria municipal de agricultura. “Estamos de portas abertas e somos conhecedores das dificuldades enfrentadas hoje pelos nossos agricultores e criadores, mas estamos trabalhando para buscar meios e soluções para amenizar esta situação crítica” disse o secretário. 

Já o deputado estadual Gustavo Carvalho lembrou que o governo do estado está inoperante diante da situação caótica em que se encontram os municípios que sofrem hoje com a seca e se comprometeu em cobrar do governo e da secretaria estadual de recursos hídricos, ações enérgicas para combater os efeitos da seca. 

É importante lembrar que nenhum representante do governo do estado compareceu a audiência, assim como de outros departamentos, como bem lembrou a vereadora Ana Karla. “Convidamos todos os setores organizados da cidade, autoridades estaduais e representantes direto do governo, mas infelizmente muitos não compareceram, o que demonstra o descaso para com a nossa causa”, disse à vereadora que finalizou agradecendo a todos os colaboradores e apoiadores do evento. 
 


Dirigentes da FETRAFRN também participaram  de audiência

A convite da Câmara de  Vereadores de Patu, os dirigentes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), Pôla Pinto  e Raimundo Canuto  também participaram da audiência  publica que discutiu  os efeitos da seca  no município de Patu.



O presidente  do Sintraf de Janduis e presidente  da Cooperativa de Crédito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar – CREDIOESTE-SOL, Raimundo Canuto,  lamentou a ausência  dos representantes dos bancos do Brasil e Nordeste   que foram convidados e não compareceram a audiência.
O dirigente também registrou o agravamento das  dificuldades que estão vivendo os agricultores  familiares   em função da seca que vem se agravando a cada dia por falta  de ações do governo do estado.
O presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da FETRAF/RN, Pôla Pinto, destacou a iniciativa  do Poder Legislativo  e resaltou  a importância   das organizações sociais  de Patu e da região participarem mais do processo de mobilização que vem sendo construído pelo  FOCAMPO. “ Não adianta mais entregar documentos  , o momento é de mobilização”, defendeu o sindicalista.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.