sábado, 16 de março de 2013 Pôla Pinto


Técnico da Emater aponta para agravamento da situação.
O Técnico  do escritório local  de Emater, Aderbam Medeiros, disse em sua fala que o agravamento da situação tende a piorar ainda mais pela falta de chuva e pela burocracia para que os agricultores possam ter acesso aos programas.

Aderbam,  lembrou que no âmbito  do município não tem faltado  esforços por parte da prefeitura  e o movimento social para diminuir o sofrimento do homem do campo. “Esse esforço tem resultado em ações importantes como acesso aos programas e as linhas de crédito”, registrou ele.

 O presidente  do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) Pôla Pinto e o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, destacaram em suas falas o empenho  que tem tido o técnico  do escritório local  da Emater, Aderbam Medeiros e o secretário municipal de Agricultura, Paulo Rodrigues  com o  homem do campo, visando o fortalecimento da agricultura familiar.

Pôla Pinto defendeu medidas urgentes a amenizar situação.
O presidente  do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) Pôla Pinto, começou sua intervenção lamentando   a ausência  da Conab-RN, Caern e da Defesa Civil do Estado na audiência.
Pôla Pinto,  mostrou o agravamento da situação da zonal rural, e suas consequências para o sistema produtivo e para a criação do rebanho. “A situação é critica e vai se agravar ainda mais”. Ele também  defendeu que seja adotadas medidas urgentes referente ao abastecimento d’ água.
O esforço por parte da ex-prefeita, Shirley Targino (PR) e do atual prefeito Arthur Targino (PMDB),   em assumir a  contra partida para os programas do governo federal foi  destacada pelo sindicalista.
Por último Pôla Pinto, cobrou um esforço conjunto por parte dos deputados federais  para que seja liberados recursos ainda referente ao estado de emergência  que desde o ano passado  o município aguarda essa liberação.

Representante do MDA  mostra esforço do Governo Federal  em ações de enfretamento com a seca.
O Delegado Adjunto da Delegacia  do Desenvolvimento Agrário  do MDA  do Estado do Rio Grande do Norte, Dário Andrade, mostrou as diversas ações que o governo  federal vem implantando no Estado para diminuir os efeitos da estiagem.
Dário, destacou que  os programas Garantia Safra, Bolsa Estiagem aumentou o numero de beneficiários  e foram prorrogados devido a situação de estiagem. Ele também  mostrou  a importância   das ações da Conab através de todas as modalidades do PPA e da liberação de diversas linha de credito .  “São ações importantes que tem servido  para diminuir os efeitos da estiagem e que vem atingindo um grande numero de beneficiários em todos os municípios”, destacou.
O representante do governo federal também mostrou o papel importante que tem tido as prefeituras e os sindicatos para que essas ações estejam acontecendo em cada município. “Além das contra partidas  que tem sido feito  pela prefeitura o processo  de seleção tem  sido assumido pelos  sindicatos e outras instituições o que  tem agilizado”,apontou Dário.
A contemplação  do município  de Messias Targino pelo governo federal com uma retroescavadeira  vai possibilitar  que seja feita a limpeza de açudes  e outras melhorias na área de recursos hídricos.
Por último,  Dário Andrade, se colocou a disposição para através das ações da  Delegacia  do Desenvolvimento Agrário  do MDA, possa está  buscando um dialogo  permanente  para o enfretamento dos efeitos da seca.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.