quinta-feira, 14 de março de 2013 Pôla Pinto

Audiência Pública  vai debater efeitos da Seca em Messias Targino.
Nesta sexta-feira (15), a Câmara de vereadores de Messias Targino  vai realizar a partir  das 10h, uma Audiência Pública, reivindicada  pelo Fórum das Associações Rurais, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro e Seapac, para debater os efeitos da seca que atinge o município.




Antes da audiência  será feita uma caminhada  saindo da sede  do sindicato até a Câmara de Vereadores com a participação dos agricultores e dirigentes das comunidade rurais.
Representantes dos governos federal e estadual vão participar de audiência

O Presidente da Câmara de vereadores de Messias Targino, Juscelino Jales (PR), informou  que representantes dos  governos federal e estadual foram convidados para a Audiência Pública, que vai debater os efeitos da seca  no município.



Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales,

Por parte do governo do estado foram  convidados, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gilberto Jales, representantes da Defesa Civil e do Exercito. 

 Dário Andrade  Delegacia  do Desenvolvimento Agrário  do MDA.

Pelos os órgãos  do governo federal, foram mobilizados representantes da CONAB-RN e da Delegacia  do Desenvolvimento Agrário  do MDA. Já  no âmbito  do município, foram  emitidos convites para o prefeito, secretários municipais, dirigentes  de associações e a comunidade em geral.

 
Zona Rural de Messias Targino vive crise por falta d` água
O agravamento  da situação hídrica  da zona rural do município  de Messias Targino, é uma  das piores dos últimos anos em função da seca prolongada. Essa situação vem gerando muitas dificuldades  para os agricultores familiares  que  na maioria não tem mais água para o rebanho animal e estão vivendo com 20 litros de água por dia, por pessoa, que é distribuído pelo governo. “O quadro  é desolador e tende a piorar ainda mais”, denunciou o presidente do Sintraf, Pôla Pinto,  em reunião com o Bispo na última  sexta-feira.
O levantamento sobre a situação hídrica do município feito pelo SEAPAC e as Associações Rurais, e apresentado por Fabrício Jales, revelou  o agravamento do quadro. Dos  poços amazonas existentes apenas 33% estão funcionando de forma precária e 67% já não funcionam mais. Para piorar ainda mais  apenas  42% poços  estão instalados e 58%   foram cavados e não foram instalados.
Os açudes que é uma das principais fonte de água para  a produção  de todo rebanho e para o consumo da maioria das famílias estão  quase todos secos. Apenas 9% dos açudes  estão com água, onde 91% estão secos. Outra conclusão  é que todos  os açudes estão necessitando de limpeza.
Os poços tubulares  que poderiam  ser uma alternativas  no abastecimento se encontro  a maioria sem funcionarem  aumentando o desepero  do homem do campo. De todos os poços tubulares  existentes apenas 62% deles estão funcionando e foram  instalados.
As famílias  que estão ainda vivendo  na zona rural  apenas 15% tem água  encanada, com abastecimento funcionando de forma precária  e 70%  estão sendo abastecida por carro pipa de forma insuficiente. Ainda existem  30% de famílias  que não  estão  sendo atendidas pelos  carros pipas  que estão se deslocando 48 km  para conseguir água.


Falta d` água  já compromete  produção  
Todo sistema de produção   do município de Messias Targino,  está  sendo atingido  pela falta  d` água. A produção  de hortaliças e de polpas  de frutas são as mais prejudicados. Os derivados do leite, como queijo, doce estão aos  poucos  sumindo e quando tem é caro.
Sem condições para  criar o rebanho, os produtores estão optando pela venda, a preço insignificante, sem falar que muitos animais não resistiram e já morreram. O  rebanho  de   gado e  ovelha  estão  a cada dia  diminuindo .
A outra  consequência  é que em função  desta situação os programas  como Compra Direta,Doação Simultânea da Conab e a Feira da Agricultura Familiar  estão sendo comprometidos  pela falta dos produtos.
A falta de perspectiva  de chuvas pode comprometer  vários projetos  de produção e outros que estão sendo implantados  com o  PAIS  que vai beneficiar  20 famílias.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.