domingo, 3 de março de 2013 Pôla Pinto




Sindicato  e Associações rurais  relata drama da seca em encontro  com Bispo
Na última sexta-feira (1º), dentro da programação  da visita pastoral do Bispo Dom  Mariano Manzana,  foi realizado um encontro  na sede do sindicato, onde foi discutido o controle social das políticas publicas com a participação de representantes do Sintraf  e das Associações rurais de Messias Targino.

 Mas, o que acabou sendo a principal discussão, foi mesmo as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos  agricultores familiares da zona rural de Messias Targino pelos efeitos da seca prolongada.

Os representantes do Sindicato e das Associações relataram   todas as dificuldades, onde ficou claro que o principal problema  é  a falta d` água tanto para o rebanho como para o consumo humano.

Na oportunidade  do encontro foi  apresentado um levantamento sobre a situação hídrica do município feito pelo SEAPAC, quais as ações emergências que precisa  serem implantadas urgentes com a realização de uma audiência publica na Câmara de Vereadores,  para discutir o assunto,  que acontecerá na sexta-feira(8), e a participação dos agricultores do município nas mobilizações regionais e estadual.



Zona Rural de Messias Targino vive crise por falta d` água
O agravamento  da situação hídrica  da zona rural do município  de Messias Targino, é uma  das piores dos últimos anos em função da seca prolongada. Essa situação vem gerando muitas dificuldades  para os agricultores familiares  que  na maioria não tem mais água para o rebanho animal e estão vivendo com 20 litros de água por dia, por pessoa, que é distribuído pelo governo. “O quadro  é desolador e tende a piorar ainda mais”, denunciou o presidente do Sintraf, Pôla Pinto,  em reunião com o Bispo na última  sexta-feira.

O levantamento sobre a situação hídrica do município feito pelo SEAPAC e as Associações Rurais, e apresentado por Fabrício Jales, revelou  o agravamento do quadro. Dos  poços amazonas existentes apenas 33% estão funcionando de forma precária e 67% já não funcionam mais. Para piorar ainda mais  apenas  42% poços  estão instalados e 58%   foram cavados e não foram instalados.

Os açudes que é uma das principais fonte de água para  a produção  de todo rebanho e para o consumo da maioria das famílias estão  quase todos secos. Apenas 9% dos açudes  estão com água, onde 91% estão secos. Outra conclusão  é que todos  os açudes estão necessitando de limpeza.

Os poços tubulares  que poderiam  ser uma alternativas  no abastecimento se encontro  a maioria sem funcionarem  aumentando o desepero  do homem do campo. De todos os poços tubulares  existentes apenas 62% deles estão funcionando e foram  instalados.

As famílias  que estão ainda vivendo  na zona rural  apenas 15% tem água  encanada, com abastecimento funcionando de forma precária  e 70%  estão sendo abastecida por carro pipa de forma insuficiente. Ainda existem  30% de famílias  que não  estão  sendo atendidas pelos  carros pipas  que estão se deslocando 48 km  para conseguir água.


Falta d` água  já compromete  produção  


Todo sistema de produção   do município de Messias Targino,  está  sendo atingido  pela falta  d` água. A produção  de hortaliças e de polpas  de frutas são as mais prejudicados. Os derivados do leite, como queijo, doce estão aos  poucos  sumindo e quando tem é caro.

Sem condições para  criar o rebanho, os produtores estão optando pela venda, a preço insignificante, sem falar que muitos animais não resistiram e já morreram. O  rebanho  de   gado e  ovelha  estão  a cada dia  diminuindo .


A outra  consequência  é que em função  desta situação os programas  como Compra Direta,Doação Simultânea da Conab e a Feira da Agricultura Familiar  estão sendo comprometidos  pela falta dos produtos.


A falta de perspectiva  de chuvas pode comprometer  vários projetos  de produção e outros que estão sendo implantados  com o  PAIS  que vai beneficiar  20 famílias.


Entidades defendem ações urgentes para abastecimento.

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), das Associações Rurais, Seapac  e  da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente,  defende a realização de medidas urgentes para  garantir água  para o abastecimento.

A recuperação e instalação  dos  poços amazonas,  como a  instalação  de todos  os poços tubulares  existentes  que estão  sem funcionamento é  apontada como medidas urgentes  que depende  do governo do estado. A limpeza dos açudes  é outra medida defendida, para que possa aumentar a capacidade  dos reservatórios, quando da chegada das  chuvas.
 
O projeto  de mini adutoras para abastecer as comunidades rurais   já apresentado ao Governo do Estado  é outra revindicação  das entidades.
 
 A agilização  e  aumento da  quantidade do milho vendido a preço mais acessivo pela CONAB, também é visto como uma ajuda   na luta para salvar o que resta do rebanho local, que está sendo dizimado  pela seca.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.