quarta-feira, 20 de março de 2013 Pôla Pinto


Grito  pela água  reuniu agricultores  da região oeste em Apodi.

Na segunda-feira (18), o FOCAMPO, fórum que reúne a ASA Potiguar, FETARN, FETRAF, MST, Igrejas, movimentos que representam a agricultura familiar e camponesa reuniram agricultoras familiares, lideranças sindicais e de associações rurais de toda região oeste no município de Apodi em uma movimentação a favor do homem do campo, cobrando melhorias na estrutura de trabalho dos agricultores que passam por dificuldades durante o período de estiagem.

Na avaliação de  Pôla Pinto presidente do Sintraf  de Messias Targino e coordenador da FETRAFRN, em torno de 400 agricultores  participaram  do Grito Pela Água que teve  como  principal reivindicação dos agricultores é em relação à perfuração de poços e a distribuição de ração para os animais. Os trabalhadores cobram do governo os R$ 32 milhões que foram repassados para as vítimas da seca no final de 2012.

Durante a movimentação os trabalhadores pararam em frente à prefeitura municipal de Apodi e entregaram ao prefeito Flaviano Monteiro um documento contendo uma radiografia da seca no município e cobrando da prefeitura ações que priorizem o homem do campo como perfuração de poços e corte de terra.

 Os agricultores também pararam em frente ao Banco do Nordeste onde foram recebidos pelo gerente do banco. Os trabalhadores reivindicam do banco a restituição das linhas de crédito aos agricultores que já possuem empréstimos e também a desburocratização dos créditos emergenciais para facilitar a vida do homem do campo que precisa salvar o seu gado. "O grito de vocês é legítimo" disse o gerente do Banco do nordeste que prometeu resolver os entraves das demandas dos agricultores.

Segundo o coordenador executivo da ASA Potiguar, Paulo Segundo, as barragens estão com menos de 20% de sua capacidade operativa no estado. “Estamos reivindicando o abastecimento. São mais de 75 mil cisternas sem água. O crédito emergencial que deveria ser liberado pelo BNB não sai; o milho não chega ao pequeno na quantidade e no tempo necessários; os recursos federais para obras hídricas estruturantes não são operados pelo governo. Os agricultores (a) que planta para a cidade comer está 'sentindo na pele' os efeitos desse descaso e em breve, a cidade também sentirá”, disse Paulo Segundo.

Como resultado das mobilizações, as organizações elaborarão um documento que terá entre os pontos a questão do acesso ao milho, recuperação de açudes e a conclusão das obras das adutoras. Participam das mobilizações agricultores e agricultoras, representantes da ASA Potiguar, FETARN, MST, CUT, FETRAFE, FOCAMPO (Fórum do Campo), igrejas católicas e evangélicas.


Sindicatos ligados a FETRAFRN participaram  do  Grito  pela água  em Apodi.

Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadora Na Agricultura Familiar e  Sindicatos de Trabalhadores  Rurais todos  ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), da região do Médio Oeste,  estiveram    na  segunda-feira (18), no município de  Apodi  participando  da movimentação a favor do homem do campo, cobrando melhorias na estrutura de trabalho dos agricultores que passam por dificuldades durante o período de estiagem.

Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto,  foi muita boa a participação dos Sintrafs e STR,s ligados a FETRAFRN.

 Raimundo Canuto de Brito, que é presidente da  CREDIOESTE-SOL, e presidente do Sintraf de Janduis destacou o evento que reuniu  todos os segmentos  ligados a agricultura familiar da região.

Representantes de Messias Targino  participaram  do  Grito  pela água. 


Na segunda-feira (18), representantes das Associações Rurais União, Esperança, Mista Medeiros, Agricultores Familiares, Centro Juazeiro,    e  do  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf),   de Messias Targino participaram  em Apodi  do  grito  pela água   que  reuniu agricultores e agricultoras familiares , lideranças sindicais e de associações rurais de toda região  oeste.

Durante o evento, Pôla Pinto presidente do Sintraf e coordenador da FETRAFRN, relatou  que devido a  estiagem prolongada  em Messias Targino  vem  sofrendo com  escassez de água. “ Outro serio problema  é a burocracia  que dificulta o acesso as linda de credito”, denunciou.
  




Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.