sábado, 12 de janeiro de 2013 Pôla Pinto

MESSIAS TARGINO


Morreu mais uma filha de "Sorinho"
Faleceu nesta sexta-feira (18 de janeiro), por volta das 11 horas, em Messias Targino, Antonia Almeida, filha de Manoel Fernandes Jales, popularmente conhecido como "Soro" e "Sorinho".
Antonia sofria de Mal de Parkinson e outras doenças e já tinha idade avançada. Morava com a irmã Áurea Maria de Almeida e outros parentes próximos, no Sítio Junco de Cima, a poucos quilômetros da cidade de Messias Targino.
Antonia Almeida morava na casa que foi de seu pai, Manoel Fernandes Jales, e de sua mãe, Maria Cândida de Almeida.
Antonia não era casada e não deixou filhos biológicos, mas foi responsável, juntamente com sua irmã Áurea, pela criação e educação do sobrinho Novinho", filho de "Torrola", irmão de Antonia.
O sepultamento do corpo aconteceu neste sábado (19 de janeiro), no Cemitério Público de Messias Targino, após cerimônia religiosa na Capela de Nossa Senhora das Graças.

Antonia Almeida era parte da história de Messias Targino
Manoel Fernandes Jales, pai de Antonia Almeida, foi um colaboradores de Messias Targino da Cruz para a fundação do Junco, que no início era distrito de Patu mas depois foi emancipado, tornando-se o Município do Junco e, depois, Município de Messias Targino.
"Sorinho", juntamente com outros valorosos homens do Município, doou terras para a construção do Povoado do Junco, sendo também seguido neste exemplo por seu filho João Tomaz de Almeida.
Do casal Manoel Fernandes Jales e Maria Cândida de Almeida nasceram vários filhos, e muitos deles já faleceram.
Antes de Antonia Almeida, já haviam falecido João Tomaz de Almeida, Noêmia Maria de Almeida, Francisco Tomaz de Almeida ("Chico Tomaz"), Manoel Tomaz de Almeida e José Manoel de Almeida ("Zezinho de Soro").
Ainda vivem Sebastiana Almeida, Áurea Almeida, Valcides Manoel de Almeida ("Dedé de Soro") e "Torrola", este residente em Olho D´água do Borges e os demais em Messias Targino.
Por décadas, Antonia ajudou a sua irmã Áurea num pequeno restaurante que funcionava no Mercado Público Municipal.
Católicas fervorosas, as irmãs Noêmia Maria de Almeida, Áurea Maria de Almeida e Antonia Almeida tiveram enorme participação na vida religiosa do Município.
Mais jovens, as três irmãs eram exímias cantoras da Capela de Nossa Senhora das Graças e mantiveram, por décadas, a tradição de cantar o "Ofício de Nossa Senhora", ato religioso que acontecia geralmente aos sábados pela manhã bem cedo.
Fonte: Blog O Messiense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.