domingo, 9 de dezembro de 2012 Pôla Pinto



Presidente do Sintraf aponta desafios para convivência com o Semiárido durante seminário.
Durante a abertura  do Seminário Municipal de Agroecologia e Convivência  com o semiárido   realizado no sábado(8) na Câmara de vereadores de Messias Targino, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Pôla Pinto apontou  vários desafios   que precisar está sendo discutido  pelas as organizações  que estão atuando  pela fortalecimento da agricultura familiar no município.

O sindicalista apontou a necessidade da participação   cada vez dos agricultores que estão  na base está participando  das discussões  sobre a convivência  com o semiárido  para conhecer  as experiências  e acima de tudo contribuir com essas discussões. Segundo ele, a tarefa  de sensibilizar esses agricultores é das associações rurais que estão mais próximo deles nas comunidades rurais onde a maioria  residem ou trabalha.
  
A questão  de recursos  hídricos  foi outra questão  abordada por Pôla Pinto. “ É impossível  fazermos o debate  sobre discussões  sobre a convivência  com o semiárido  se não discutimos o acesso água”, disse ele.  Ele defendeu uma  mobilização conjunto dos movimentos sociais e Poderes Públicos  para garantir a implantação do projeto de adutoras  para as comunidades rurais de Messias  Targino que foi apresentado ao governo do estado.

O aumento do  numero  dos agricultores familiares nas políticas  publicas  de  convivência  com o semiárido  e  a implantação  de outras políticas  também  foram defendida  por Pôla Pinto. “ Essa políticas tem sido importante pois  tem servido para  diminuir em parte os efeitos das estiagem”, completou.

O sindicalista  defendeu que o movimento social  precisar  está sempre avaliando sua atuação junto aos agricultores familiares como forma de garantir  os avanços  e as  melhorias  para o campo.




Por último Pôla Pinto  lembrou  que entre tantos desafios  que estão apontados , um dos principais é  como ficará o processo de produção e comercialização  em Messias Targino  diante   da realidade que envolve  toda a região.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.