terça-feira, 13 de novembro de 2012 Pôla Pinto

Município tem abastecimento de água melhorado com uso de georeferenciamento



As coordenadas geográficas dos imóveis estão sendo referenciadas de forma piloto no município de Messias Targino. A medida da Caern tem como objetivo melhorar o atendimento ao consumidor. Auxiliar a fiscalização a identificar problemas como o uso de água por meio de ligação clandestina estão entre as funções deste processo.

Após a implantação definitiva do sistema por meio desta experiência piloto, o georeferenciamento será feito em todo o Estado. Em dezembro, a Caern deverá receber os 200 aparelhos celulares que vão ser usados no Rio Grande do Norte para implantação do georeferenciamento.

A Companhia já possui um cadastro comercial com a identificação dos imóveis, com descrição de setor, quadra e lote. Estas informações norteiam diversos procedimentos da área comercial e serve para orientar as rotas dos leituristas da Companhia. Ao georeferenciar as coordenadas de cada imóvel com a descrição de latitude e longitude, a Caern fará o encontro de informações com os mapas que já possui.

"Podemos identificar imóveis que não estão cadastrados. E se não está cadastrado, a Caern irá ao local identificar o porquê", ressalta Armando Palla, gerente de Suporte de Informática da Companhia. As informações vão auxiliar a fiscalização a identificar problemas. Por exemplo, pessoas que estão usando água sem pagar, se o imóvel é comercial e está cadastrado como residencial e identificar as faixas de consumo dos usuários por região geográfica.

O mesmo aparelho celular utilizado hoje pelos leituristas para o processo de leitura e impressão simultânea da conta de água foi reprogramado para também fazer o georeferenciamento. Em outubro, parte de Ponta Negra teve seus imóveis cadastrados em sua localização geográfica dentro do processo de implantação das coordenadas. No dia 8 de novembro, o piloto começou na cidade de Messias Targino.

Um equipe da Comercial da Caern cuidará exclusivamente deste trabalho de georeferenciamento. Mas após a implantação total do processo, a idéia é que o setor de cadastro de cada regional receba os mapas com as marcações e faça as próprias avaliações do que for identificado. O sistema também estará disponível para colaboradores de áreas afins que possam ter subsidiado melhor o seu trabalho com as informações georeferenciadas.
Fonte: Jornal Correio da Tarde


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.