segunda-feira, 19 de novembro de 2012 Pôla Pinto

Comissão do Território Potengi e do Médio Oeste cobram ações de combate aos efeitos da seca


 
O deputado Fernando Mineiro (PT) participou, nesta segunda-feira, 19, da reunião da Comissão do Território Potengi com o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gilberto Jales, para reivindicar a adoção de medidas emergenciais de combate aos efeitos da seca que assola os municípios da região. 
 
A comissão, formada por representantes de associações rurais e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), apresentou suas demandas ao secretário e pediu rapidez nas ações emergenciais, dado o estado de calamidade em que se encontram as cidades do Território Potengi.
 
O secretário disse que a operação carro-pipa será intensificada, com o aumento do número de veículos, uma vez que a demanda atual não está sendo suprida. Em alguns municípios atendidos pelo carro-pipa, a média de distribuição é de apenas 20 litros de água/dia por pessoa. 
 
Mineiro cobrou que o governo, através da Semarh, faça um levantamento das comunidades que necessitam de poços tubulares, bem como onde há poços que precisam ser recuperados. A comissão pediu acesso à relação dos poços a serem instalados. 
 
Além das medidas emergenciais, Mineiro e a Comissão do Território Potengi destacaram a importância das ações estruturantes, como a recuperação de barragens e açudes, a universalização das cisternas de placas e a ampliação da Adutora Monsenhor Expedito, que não atende toda a região e está funcionando no seu limite.  
 
O Território do Potengi é formado pelos municípios de São Paulo do Potengi, Riachuelo, São Pedro, Santa Maria, Lagoa de Velhos e São Tomé. A região é uma das mais atingidas pela seca deste ano, que levou o governo a decretar calamidade em 144 cidades. 
 
Adutora do Sertão
 
Depois da pauta do Território Potengi, o próximo assunto debatido foi o projeto da Adutora do Sertão, conhecida como Umarí-Campo Grande, uma reivindicação antiga dos moradores daquela região do Médio Oeste.
 
A adutora foi incluída pela presidente Dilma Rousseff nas ações do PAC-Seca, com a destinação de recursos no valor de R$ 7,8 milhões. O secretário disse que o governo está finalizando o processo e a previsão é que o edital para construção da obra sairá até o final deste ano.
 


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.