segunda-feira, 4 de junho de 2012 Pôla Pinto

Militância CUTista se faz presente na abertura do 12º CECUT

 
Cerca de 280 delegados de mais de 160 entidades filiadas à CUT/RN estiveram reunidas no dia 30 de maio de 2012, no auditório do CEMURE Aluízio Alves, na solenidade de abertura do 12º CECUT – Congresso da CUT Estadual. Ainda se fizeram presentes lideranças dos movimentos sociais, políticos e representantes de entidades sindicais.

Presententantes de entidades sindicais, políticos e da CUT Nacional prestigiaram a solenidade de abertura do 12 CECUT.Na solenidade de abertura foram chamados para compor a mesa: o Presidente da CUT/RN, José Rodrigues Sobrinho; a coordenadora; coordenadora estadual do 12º CECUT e secretaria de Administração e Finanças da CUT/RN, Janeayre Almeida de Souto; diretor da CUT Nacional, Jasseir Fernandes; deputado estadual, Fernando Mineiro (PT/RN); presidente da CTB/RN, Moacir Soares; integrante da Executiva Nacional da CUT, Shakespeare Martins de Jesus, o Sheik; diretora da FETAM-RN, Marilda Sousa, e o representante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Marcos Antônio Ribeiro.
Discursos - O presidente da CUT/RN, José Rodrigues iniciou o seu discurso agradecendo a presença dos companheiros e desejando a todos um bom proveito nos debates ressaltando que a importância do momento para se discutir os rumos da luta sindical no Estado. Por sua vez, o diretor da CUT Nacional, Jasseir Fernandes, agradeceu o convite para o Congresso e colocou a sua admiração ao presidente da CUT/RN pelo seu passado de lutas e por terem as mesmas origens, ou seja, agricultor rural.
O deputado estadual, Fernando Mineiro (PT/RN), destacou sua relação com a Central Estadual da qual é membro fundador. Para o presidente da CTB/RN, Moacir Soares, o movimento sindical no estado precisa mostrar maior capacidade de articulação e união para enfrentar os desafios da classe trabalhadora.
Em seguida o diretor da CUT Nacional, o Sheik, falou sobre a capacidade de organização de luta que faz a história da Central. Por sua vez a diretora da FETAM-RN, Marilda Sousa, destacou a importância das mulheres no movimento colocando a necessidade da paridade entre homens e mulheres para ocupar cargos nas entidades sindicais.
Por ultimo, mas não menos importante, o representante do MLB, Marcos Ribeiro, leu uma carta de agradecimento ao convite da presidência da CUT/RN a quem reconheceu a luta pelos movimentos sociais em especial à luta pela moradia digna aos trabalhadores.
Debates - A programação de debates iniciada com uma análise de conjuntura tendo como palestrante o professor doutor José Antônio Spinelli. Para ele “a falta de investimentos em infraestrutura no estado faz que o crescimento potiguar fique abaixo da média regional”.
“Estamos perdendo a corrida econômica para os nossos vizinhos por falta de uma política de desenvolvimento. Isso tem seus reflexos na geração de emprego e renda para os trabalhadores”, disse Spinelli.
A noite do primeiro dia do congresso foi encerrada com um coquetel aos trabalhadores.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.