sexta-feira, 11 de maio de 2012 Pôla Pinto

Diabetes entre homens tem tendência alta



Pesquisa feita pelo Ministério da Saúde indica um aumento de casos de diabetes entre homens no País. O percentual passou de 4,4% para 5,2% entre 2006 e 2011. Apesar do crescimento registrado no grupo, os números apresentados pela população feminina ainda são maiores: 6% dizem ter a disfunção. O trabalho, feito por meio de entrevistas telefônicas com população acima de 18 anos nas capitais e no Distrito Federal, indicou que a incidência de diabetes é de 5,6% – um número que se mantém estável ao longo dos últimos seis anos.
A coordenadora do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério da Saúde, Débora Maltha, atribui o aumento de casos no grupo masculino a dois fatores: o crescimento da obesidade e ao maior acesso de homens ao diagnóstico. Considerada um problema de saúde, a diabetes está associada ao excesso de peso, sedentarismo e tabagismo. A doença pode levar a problemas cardíacos, vasculares, oculares e renais. “Nossa meta principal não é reduzir a incidência da doença, mas reduzir a mortalidade associada a ela”, afirmou Débora. A projeção, de acordo com ela, é de aumento no número de casos de diabetes entre brasileiros, principalmente por causa do envelhecimento da população.
O risco da doença aumenta com passar dos anos. O estudo divulgado nesta quarta-feira mostra que 0,6% da população de 18 a 24 anos tem diabetes. O porcentual vai aumentando nas faixas etárias maiores até chegar a 21,6% entre a população com 65 anos ou mais.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.