sábado, 7 de abril de 2012 Pôla Pinto

Coordenadora geral da FETRAF/RN participou de reunião que discutiu estiagem que atinge 139 municípios do RN
A coordenadora geral da FETRAF-RN- Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, Maria Cícera Franco, participou na manhã da quinta-feira (5), de uma reunião com a participação da governadora Rosalba Ciarlini, secretários estaduais, órgãos vinculados e entidades, onde foi discutido e avaliado a situação de 139 municípios do Estado que apresentaram chuvas abaixo do normal e revelaram um quadro de seca.
Segundo Maria Cícera, um dos encaminhamentos da reunião será a decretação do estado de emergência para os municípios que estão em situação de escassez hídrica. No estado já tem 71 cidades que estão sendo abastecidas com água proveniente da Operação Pipa.
Ela informou que para o enfrentamento da seca, o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, elaborou um documento que contempla um programa intensivo para piscicultura em gaiolas e também em tanques escavados onde houver disponibilidade de água. “Também foi anunciada a construção de barragens submersas e perfuração de poços onde for possível”, informou.
O documento contempla liberações imediatas das emendas parlamentares destinadas ao setor rural do nordeste; descontingenciamento do orçamento do MDA, MDS e da Integração Nacional para as ações destinadas ao Nordeste e ainda a liberação do Fundo Social do BNDES para aplicações em investimentos que reforçam o trabalho dos pequenos produtores rurais nordestinos e liberação da garantia da safra ainda neste ano.
A coordenadora geral da FETRAF-RN, disse que a federação já vinha acompanhando o quadro de chuvas a baixo do normal através de informações que foram passadas pelas as regiões. “A situação é de muita desolação por este estado devido a falta de chuvas que vai comprometer a safra deste ano”, lamentou a dirigente.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.