quinta-feira, 1 de março de 2012 Pôla Pinto

Vereador destaca em plenário importância de cisternas para consumo e produção

Em pronunciamento feito na Tribuna da Câmara de vereadores de Messias Targino na última sexta-feira dia 24, o vereador Pôla Pinto (PT),destacou que a construção de cisternas de placas e de calçadão, tem se mostrado um meio eficaz de a
cesso à água para consumo e produção de alimentos.
Vereador Pôla Pinto (PT)

O vereador lembrou que a cisterna de placa, do Programa por Um milhão de Cisternas (P1MC), que começou em 2003 tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água de chuva captados por calha no telhado, foram as primeira a serei construídas nas comunidades rurais. “Todas casas da zona rural de Messias Targino em que os moradores se enquadravam nos critérios foram contemplados com esse grande beneficio”, informou.

A luta e o bom nível de organização, mobilização e articulação do fórum da agricultura familiar, sindicato e das associações rurais foram apontadas por Pôla Pinto como essencial para essa conquista, que tem feito com que muitas famílias permaneça no campo. Ele também destacou o papel da entidade Centro de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar –Terra Viva, tem em todo o processo, através da parceria com as entidades locais.
Já as cisternas calçadão, do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que foram construída através da parceria com Cooperativa Sertão Verde de Campo Grande e que armazena até 52 mil litros de água para uso em irrigação de hortaliças e pomares tem ajudado no fortalecimento da agricultura familiar e na feira Agroecologia que acontece todos os domingos .O vereador que é também dirigente sindical enfatizou que as famílias que foram beneficiadas foram capacitadas sobre o uso correto das unidades no período de seca. “ Esses dois programas gerou a construção de processos participativos importante no plano local que deram continuidade no processo de desenvolvimento rural”.
As experiências de mini-adutoras, trabalhada pelo Centro Juazeiro,poços, taques de pedras, bomba popular e cisternas de placas e de calçadão foram apontadas como iniciativas que serve de referência para municípios do porte de Messias Targino que ainda não conseguiram superar, a problemática da água para o consumo e a produção da família.

Por último Pôla Pinto, ressaltou que todos os segmentos envolvidos nesse processo foram muito mais além, com a inovação de firmar parceria com o Poder Publico que na maioria dos municípios não acontece. Essas parcerias, no caso de Messias Targino foram feita e produziram mais agilidade na construção e acima de tudo continuidade para melhorar a realidade dos agricultores familiares.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.