segunda-feira, 12 de março de 2012 Pôla Pinto



Representantes do SINTRAF de Messias Targino participaram de Conferência




Na última terça-feira dia 6, os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf) de Messias Targino, Pôla Pinto, Manoel Cardoso Neto e Wendel Kayky participaram, da Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural Sertão do Apodi, que aconteceu no IFRN, em Apodi durante todo dia.

Representando a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN),o presidente do Sintraf de Messias Targino Pôla Pinto fez parte da mesa de abertura do evento que reuniu 157 delegados dos municípios do território
Na oportunidade Pôla Pinto, disse que a falta de uma assistência técnica tem limitado o crescimento da agricultura familiar. Outro problema apontado pelo dirigente foi as dificuldades para que os agricultores familiares esteja acessando as diversas políticas publicas do PAA.

O sindicalista disse ainda que o trabalho realizado pelas Ongs e sindicatos tem possibilitado experiências importantes como as feiras da agricultura familiar que são muito forte na região oeste e outras políticas do programa de Aquisição de Alimentos.

Por último Pôla Pinto informou que a FETRAFRN realizou em todo estado Seminários Regional de Formação Sindical que debateu a questão assistência técnica e foi possível construir uma mapa da situação, que é um dos maiores desafios para a consolidação da agricultura familiar.


O objetivo da conferência foi debater o papel da assistência técnica e propor diretrizes para a política nacional de Ater. Ainda de Messias Targino participar da Conferência Territorial,Fabricio Jales do Centro Juazeiro.


O debate na conferência foi dividido em cinco eixos: Ater e o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução dasDesigualdades; Ater e Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater; e Metodologias e Abordagens de Extensão Rural.

A conferência elegeu 33 delegados para Conferência Estadual, nos dias 15 e 16 de março que vai eleger delegados para a Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar (1ª CNATER) que acontece de 23 a 26 de abril, em Brasília (DF).


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.