terça-feira, 20 de março de 2012 Pôla Pinto

O Sobrado do Belém

Construção arquitetônica do século XIX, o sobrado de Belém do Brejo do Cruz, na microrregião do Catolé do Rocha, no Sertão Paraibano, também é guardião de parte da história do legendário cangaceiro Jesuíno Brilhante (1844-79), morto nas proximidades, em fatídica emboscada comandada pelo cabo Preto Limão, no Serrote da Tropa, na Comunidade Rural Santo Antônio, margens do Riacho dos Porcos, no vizinho município de São José de Brejo do Cruz, terra natal do cantor Zé Ramalho.

Sobrado de Belém do Brejo do Cruz/PB.
Abandonado hávários anos, a relíquia imperial de fantásticas estórias, contadas de geração
para geração, mantém-se como testemunha da história do sertão, resistindo às intempéries no meio da caatinga.

O sobrado de Belém no meio da caatinga
O poeta José Augusto Araújo, em “De Grão em Grão, Belém é Contado”, registrou em versos a sua existência: “Logo depois o Sobrado/A mais velha construção/Que desejamos um dia/O tempo dá solução,/E das ruínas nascer/Um sobrado de lição”.

O pátio do sobrado de Belém
O cordelista Augusto Araújo, das glebas do Patu, também registrou a vizinhança do velho sobrado, com o lugar de nascimento do famanaz Jesuíno Brilhante: “Seus vizinhos são assim:/Ao leste Jucurutu/Que pouco temos contato,/Diferente de Patu/Que costumamos dá as mãos/Lá no sítio Tuiuiú”.

Epitácio Andrade navizinhança do sobrado de Belém
Filho do belenense Epitácio Andrade, autor de “A Saga dos Limões – Negritude no Enfrentamento aoCangaço de Jesuíno Brilhante”, conclui lançando um apelo: “Salvemos o Sobrado do Belém!”
Texto de Epitácio Andrade

One Response to “ ”

  • Anônimo says:

    Caro amigo Pola Pinto...
    Esse sobrado de Belém tem muitas histórias, dentre elas o nascimento de muitas crianças na década de 1910 à 1930. E dentre essas crianças que nasciam no Sobrado está o meu avó "Zé Cândido" (in memoria). Em uma de suas histórias, ele me contou q era costume do povoado que vivia em volta do sobrado, levar as mulheres que estavam "a parir" para ganhar os bebês no sobrado por causa do isolamento que a mulher devia ter depois de parir...
    A mãe dele (minha bisavó Joaquina) ganhou quase todos os seus filhos nesse sobrado, e a família, "lá do Belém" é muito conhecida como vc já sabe "Os Cândidos".

    Abraço... e obrigada pelo espaço de relembrar essas histórias...

    Att
    Sinara Régis


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.