sábado, 3 de março de 2012 Pôla Pinto

MESSIAS TARGINO

Comércio se fortalece e se expande; indústria é uma boa realidade

Graças a uma junção de fatores, entre eles a visão empreendedora de comerciantes e empresários, o comércio e a indústria de Messias Targino deram um enorme salto nos últimos anos.

Aqueles vendedores de porta em porta, popularmente chamados de crediaristas, que existem em grande quantidade em Messias Targino e que vendem seus produtos em diversos Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte e no sertão paraibano, continuam existindo. Mas o comércio formal, principalmente nos ramos de supermercado, móveis e aparelhos eletrodomésticos, cresceu e se multiplicou na cidade de Messias Targino.

A indústria (de produtos de limpeza e de peças de vestuário) e a venda de derivados do petróleo (combustíveis e gás butano) também impulsionam a economia messiense, que chega a abrir postos de trabalho para muitas pessoas de cidades vizinhas.

A indústria da construção civil, mesmo que ainda não se tenha estatísticas publicamente conhecidas, foi outra doce realidade para a economia messiense. Levada principalmente pelas muitas obras realizadas pelo Poder Público nos últimos sete anos, em que a cidade praticamente se transformou num canteiro de obras, a construção civil tem sido peça importante na economia messiense, que lucra com a venda de material para construção e com a geração de emprego e renda.

Com o tempo, o comércio formal de móveis e aparelhos eletrodomésticos saiu dos limites territoriais de Messias Targino para avançar por diversos Municípios do interior do Rio Grande do Norte e do vizinho Estado da Paraíba.

Inicialmente, o avanço se deu através da venda de porta em porta. Depois, duas empresas que têm matrizes em Messias Targino expandiram suas lojas e hoje estão presentes no dia-a-dia de várias outras cidades do interior do Rio Grande do Norte e do Estado da Paraíba.

As redes “Borges Eletromóveis”, dos irmãos Francisco Borges de Andrade e Francimar Borges de Andrade, e “Dário Eletromóveis”, de Valdeci Jales e Edileuza Jales, atualmente têm, juntas, filiais em vários Municípios do Oeste potiguar e do sertão paraibano.

E, pelo que se comenta abertamente em Messias Targino e em Patu, muito em breve as duas empresas também instalarão suas lojas em Patu, onde já vendem bastante através de representantes.

“Borges Eletromóveis”, segundo se comenta, tem planos para abrir loja bem no Centro de Patu, ao passo que “Dário Eletromóveis” deve se instalar na Avenida Lauro Maia, também no Centro, num imóvel recentemente adquirido por compra a um comerciante patuense.

Além de atuarem no ramo de venda de móveis e eletrodomésticos, os dois principais grupos empresariais do ramo em Messias Targino também se destacam com investimentos noutras áreas. A marca "Borges" é referência em discoteca, som e palco, e "Dário" é também sinônimo de venda de motocicletas.

Empresas investem em publicidade

O sucesso das empresas messienses, principalmente o das redes de lojas “Borges Eletromóveis” e “Dário Eletromóveis”, deve-se a muitos fatores, inclusive bom atendimento, variedade de produtos e preços ou formas de pagamento bastante convidativos, além de muitas promoções realizadas em diversos momentos de cada ano.

Mas a publicidade realizada pelos dois principais grupos empresariais messienses do ramo de móveis e eletrodomésticos também deve ser vista como elemento propulsor de suas vendas.

Os dois grupos empresariais messienses investem bastante em formas diversas de divulgação, quebrando assim um hábito de empresários de Municípios pequenos, que antes hesitavam em anunciar, pois não viam a propaganda como algo que pudesse dar retorno comercial. Agora, ao menos para esses dois grupos empresariais, o pensamento parece ser outro.

Um exemplo simples disso se vê a cada carnaval: As marcas comerciais de “Borges Eletromóveis” e “Dário Eletromóveis” são estampadas em praticamente todos os blocos carnavalescos de Messias Targino (que são muitos) e em vários blocos de outros Municípios do Rio Grande do Norte e até da Paraíba.

Outdoors, publicidade em ambientes abertos ao público, anúncios em rádios comunitárias e em jornais, divulgação pela internet e até chamadas em televisão aberta estadual são ações de marketing utilizadas pelos irmãos Borges, que colhem os bons frutos do crescimento do seu empreendimento.

Rede de lojas apóia o esporte messiense

Realizando missão social das mais relevantes, a rede “Borges Eletromóveis” é patrocinadora oficial de equipe de futebol e futsal de Messias Targino.

A equipe que estampa na camisa a marca de “Borges Eletromóveis” tem sido destaque em torneios realizados em Messias Targino e em vários outros Municípios do interior do Rio Grande do Norte e também da Paraíba.

O presente repete, em parte, o passado

Nos idos dos anos setenta do século passado, Severino Cardoso Jales, ou “Novinho Cardoso”, apesar da pouca instrução escolar, saiu de uma pequena venda informal nas feiras realizadas aos domingos para se transformar num bem-sucedido empresário messiense.

Novinho, de invejável tino comercial, vendeu na feira livre, depois em mercearia e depois inaugurou o seu “Lojão São Severino”, o que se deu nos anos oitenta do século passado.

Com matriz em Messias Targino, o “Lojão São Severino” rapidamente instalou suas lojas em outros Municípios do Oeste do Rio Grande do Norte, inclusive em Patu e em Mossoró, esta a segunda maior cidade do Estado.

Homem de visão, Novinho Cardoso também investia em publicidade. Anúncios em diversas emissoras de radiodifusão e até na cearense TV Verdes Mares (afiliada da Rede Globo), que na época era captada em Mossoró e noutras cidades do Rio Grande do Norte, tornavam o nome do “Lojão São Severino” ainda mais conhecido.

Coincidentemente, pouco tempo depois do insucesso na campanha eleitoral de 1988, em que Novinho disputou o cargo de prefeito de Messias Targino e não foi eleito, ocorreu o fechamento das lojas do “Lojão São Severino”.

Nascido para o comércio, Novinho não se deu por vencido. Mudou-se para Apodi e ali iniciou nova trajetória vitoriosa como empresário. Mudou de ramo, mas não de atitude
Fonte: Blog O Messiense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.