quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 Pôla Pinto

Um pouco da historia do ex-vereador "Zezinho de Sôro" .

Segundo o historiador e ex-vice-prefeito de Messias Targino, Edimar Teixeira Diniz, no seu livro "Messias Targino - Origens", o ano era o de 1963. Havia eleições à vista, para mandatos que se iniciariam em 1964. "Existiam dois partidos políticos de influência no município: União Democrática Nacional (UDN) e Partido Social Democrático (PSD)", relata o historiador. Para compor a chapa majoritária, o PSD apostou nos nomes de Osnildo de Freitas Targino (filho de Messias Targino da Cruz, fundador do povoado de Junco, e irmão de Valmir Targino, deputado estadual que apresentou o Projeto de Lei de criação do Município) e Edimar Teixeira Diniz, para prefeito e vice, respectivamente. E eis que a chapa foi vitoriosa.
Para a Câmara Municipal, o PSD indicou vários nomes. Um desses entraria de vez para a história do Município, de maneira muito marcante. José Manoel de Almeida, ou "Zé Almeida", ou "Zezinho de Sôro" vinha compondo a chapa proporcional do PSD, ao lado de outros nomes ilustres. E tinha estra
da de certa forma já pavimentada para isso. O seu pai, Manoel Fernandes Jales ("Sôro" ou "Sorinho") e o seu irmão, João Tomaz de Almeida, haviam doado muitos dos terrenos sobre os quais foi edificado o Povoado de Junco. Seu cunhado, Pelópidas Francisco Pinto, havia trabalhado forte, em apoio a Messias Targino, para a criação do Povoado.

Homem simples e muito popular, José Manoel de Almeida conseguiu sua vitória à Câmara Municipal. Aliás, a popularidade de Zé Almeida, testada nas urnas, foi também enaltecida por Edimar Teixeira Diniz no seu livro "Messias Targino - Origens". Para o ex-companheiro de partido de Zezinho, este é "uma das pessoas mais populares do município. Sempre alegre e expansivo".

E foi esse jeito simples e popular de José Manoel de Almeida que lhe permitiu várias eleições seguidas para o cargo de Vereador, até que se aposentou. Nos anos de 1985 e 1986, ele foi também o presidente da Câmara Municipal de Messias Targino.
Do PSD, Zé Almeida migrou depois para o
Partido Social Democrata (PDS) e mais adiante para o Partido da Frente Liberal (PFL). Por extinção deste, atualmente Zé Almeida é filiado ao Democratas (DEM), pois, embora tenha se aposentado do cargo de vereador, não se aposentou da política, e em cada campanha eleitoral de Messias Targino ele é um nome presente.
Casado com dona Maria das Graças Pereira, Zé Almeida tem dois filhos: José e Aíla. Como sempre fez, Zé Almeida reside no Sítio Junco de Cima, próximo às irmãs Áurea e Antônia e aos filhos de Francisco Tomaz de Almeida, seu irmão, falecido há alguns anos.
Fonte: Blog O Messiense


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.