domingo, 29 de janeiro de 2012 Pôla Pinto

Psiquiatra Assume Coordenação de Saúde Mental de Canguaretama

Na última terça-feira, dia 24 de janeiro, na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o médico psiquiatra e sanitarista Epitácio de Andrade Filho aceitou o convite do secretário de saúde Belchior Martins Tavares para assumir a coordenação de saúde mental do município de Canguaretama, no litoral sul do Rio Grande do Norte.


Foto: Epitácio Andrade
Secretário de saúde Belchior Martins Tavares

O anúncio da indicação do psiquiatra Epitácio Andrade para a coordenação municipal de saúde mental foi feito em reunião com a equipe interdisciplinar do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS/Canguaretama e contou com a presença do coordenador da secretaria de saúde João Maria Vicente.

Foto: Emanuel Lopes
Equipe do CAPS, João Vicente (ao centro) e Epitácio Andrade (à direita)

A reunião teve a participação especial do militante antimanicomial Emanuel Lopes que fez interessante exposição sobre sua vida pessoal e o seu processo de reabilitação psicossocial proporcionado pelos serviços da reforma psiquiátrica, lembrando a experiência do médico Epitácio Andrade quando esteve à frente da coordenação de saúde mental de Caicó, no seridó potiguar, no período 2001 - 2003.


Foto: Epitácio Andrade
Sede do CAPS/Canguaretama

O novo coordenador de saúde mental de Canguaretama Epitácio Andrade afirmou que espera contar com o apoio integral do Prefeito Wellison Carlos Dantas Ribeiro e prometeu articular um conjunto de atores sociais necessários para se efetivar os caminhos da reforma psiquiátrica no município.

Por último parabenizo o Dr. Epitácio Andrade pela nova empreitada, e confesso que aprendi muito com ele no segundo semestre do ano passado durante o trabalho realizado como atividades sócio-terápica no Hospital Dr. João Machado, em Natal, no Complexo Psiquiátrico Doutor Juliano Moreira, em João Pessoa, capital paraibana, em mais duas cidades da Paraíba e 10 do Rio Grande do Norte.

Ocasião em que fizemos uma turnê com um sarau cultural e os livros "A Saga Benevides Carneiro”, da autoria deste autor, que enfoca a verdadeira e interessante história da família Benevides Carneiro, e “A Saga dos Limões - Negritude no Enfrentamento ao Cangaço de Jesuíno Brilhante”, da autoria de Epitácio de Andrade Filho, médico psiquiatra e pesquisador social.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.