quinta-feira, 12 de janeiro de 2012 Pôla Pinto

NOTICIA PUBLICADA NO BLOG O MESSIENSE

MESSIAS TARGINO DE LUTO


Morre o ex-vereador José Manoel de Almeida

Messias Targino perdeu nesta quinta-feira, 12 de janeiro de 2012, um dos mais expressivos políticos do Município. José Manoel de Almeida, conhecido como "Zé Almeida" ou "Zezinho de Sôro", faleceu na tarde desta quarta.

Zé Almeida padecia de vários problemas de saúde, e há dias vinha tendo piorado o seu quadro de saúde. Nesta quinta-feira, não mais resistiu a tanto sofrimento.

O corpo está sendo velado na sua residência, localizada no Sítio Junco de Cima, onde Zezinho passou toda a sua vida, na companhia da sua esposa Maria das Graças, dos filhos Aíla Kaliana e José Almeida Filho, das irmãs Áurea Almeida, Antonia Almeida e Francisco Tomaz de Almeida ("Chico Tomaz", já falecido), além de muitos outros familiares.

Todos moravam perto, à exceção da filha Aíla, que para estudar saiu de Messias Targino há alguns anos, mas sem perder a prática de sempre retornar à casa paterna.

Ex-vereador José Almeida (foto: Blog da Câmara Municipal)

José Almeida tinha pela política verdadeira paixão. Foi vereador de vários mandatos e também ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Messias Targino.

Era filho de Manoel Fernandes Jales ("Sorinho") e Maria Cândida de Almeida. Manoel Fernandes foi um dos doadores de terras para que o agropecuarista Messias Targino da Cruz conseguisse, com a ajuda de muitos, fundar o Povoado de Junco, que depois passou a ser o Município de Junco, até chegar à denominação atual, Município de Messias Targino.

Um dos principais auxiliares e colaboradores de José Manoel de Almeida ao longo dos anos foi o seu sobrinho Otoniel Tomaz de Almeida, também já falecido, assassinado covardemente em via pública, em Messias Targino, há alguns anos.

Como político de vários mandatos, Zezinho de Soro conseguia juntar, em torno de si, praticamente toda a família, e somava a isso os muitos votos dos amigos. Fazia campanhas sem recursos financeiros e ao final sempre conseguia a eleição.

A pouca instrução escolar de Zé Almeida nunca foi obstáculo para a sua trajetória política. De discurso forte e bem articulado, agradava aos que lhe ouviam, como o fez na sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Messias Targino, para lhe prestar homenagem, no dia 29 de abril de 2009.

Na ocasião, o ex-vereador, como que se sentindo literalmente em casa, emocionou a todos que estavam presentes àquela sessão com seu discurso.

Palavra empenhada significava, para Zé Almeida, palavra cumprida. Isso era uma marca no seu jeito de fazer política.

Nesta sexta-feira, 13 de janeiro, o Poder Legislativo messiense lhe prestará mais uma homenagem. Às 14 horas, o corpo de José Manoel de Almeida será levado ao Plenário da Câmara Municipal, onde haverá sessão solene.

Depois, o corpo será levado à Capela de Nossa Senhora das Graças, e, finalmente, após cerimonial religioso, será sepultado no Cemitério Público de Messias Targino.

Messias Targino perdeu, além de um grande político, um homem exemplar, correto nas sua vida familiar e diante dos muitos amigos.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.