domingo, 4 de dezembro de 2011 Pôla Pinto

Times de Dinamite/Ricardo Gomes e Andrés Sanchez/Tite disputam título brasileiro

Times de Dinamite/Ricardo Gomes e Andrés Sanchez/Tite disputam título brasileiro

Após início de ano desastroso, Corinthians e Vasco buscam penta para consagrar gestão

Duas equipes que lidaram com uma crise logo no início da temporada, Corinthians e Vasco chegam à ultima rodada do Brasileiro próximos da consagração. Entram em campo neste domingo, às 17h, na busca pelo pentacampeonato brasileiro, feito que coroará a gestão de seus presidentes, Andrés Sanchez e Roberto Dinamite, respectivamente.

Situação mais favorável é a da equipe paulista, que precisa de um empate diante do Palmeiras, no Pacaembu, para erguer o caneco. Já o time carioca terá de vencer o Flamengo, no Engenhão, e torcer por uma derrota do líder.

Sanchez e Dinamite adotaram estratégias diferentes para superar a turbulência de janeiro e fevereiro. Apesar de toda pressão criada após a vexatória eliminação para o Tolima na Pré-Libertadores, o mandatário corintiano bancou a permanência de Tite. Em São Januário, onde o temor por um novo rebaixamento, como o de 2008, ganhou espaço, Dinamite preferiu trocar Paulo César Gusmão por Ricardo Gomes.

A reformulação de elenco no Corinthians foi drástica, com a saída dos badalados Ronaldo e Roberto Carlos e contratações de peso, como Liedson, Adriano, Alex e Emerson Sheik.

“Em 2010, nos últimos jogos [do Brasileiro] ganhamos cinco, empatamos três e acabamos na terceira colocação. Depois saíram atletas e teve que reformular. Caímos com 19 dias de trabalho da Pré-Libertadores e reajustou para ser uma nova equipe. O que eu fico feliz é pelo desenvolvimento do trabalho. Bateu no poste duas vezes e vamos ver se a gente tem a felicidade e competência de ganhar agora”, comentou Tite, sobre o período que está no comando do time, quando quase foi campeão brasileiro e estadual.


Essa é a última oportunidade de Andrés Sanchez faturar o Brasileiro à frente do clube, antes de assumir o cargo de diretor de seleções na CBF. Durante a sua gestão, o Corinthians faturou a Série B de 2008 e o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, em 2009.

“Não prometi título nunca porque não depende de mim. Antes de ser presidente, sou torcedor, e é logico que gostaria de ficar na história por um título brasileiro. Se você faz de tudo e não é campeão, vão dizer que o cara é pé frio e não sei o quê”, declarou o cartola, em entrevista à Band.

Em caso de um improvável fracasso neste domingo, o clube voltará a viver dias difíceis e um começo de 2012 sob pressão. Além disso, diminuem drasticamente as chances de o contrato de Tite ser renovado.

O ano do Vasco

Diferentemente do Corinthians, ser vice-campeão brasileiro não será uma tragédia para o Vasco. O clube cruzmaltino já cumpriu seu dever em 2011 ao conquistar o inédito título da Copa do Brasil, que garantiu uma vaga na Libertadores após 11 anos de espera.

Nome secundário na lista de possíveis substitutos para PC Gusmão, demitido ainda em janeiro, Ricardo Gomes conseguiu unir um grupo dividido e com inúmeros problemas internos. Atletas sem espaço em outros times, como Diego Souza e Alecsandro, vieram e mostraram serviço.

"É claro que tivemos os nossos problemas, mas eles foram rapidamente consertados, e conseguimos fazer uma temporada brilhante. Independente do que aconteça no domingo, o saldo é muito positivo. Mais do que um título, conseguimos recuperar o orgulho de ser vascaíno dentro de cada torcedor. Hoje, eles sabem que o Vasco entra para ganhar nas competições que disputa", orgulha-se Dinamite.

Ao invés de apenas cumprir tabela no segundo semestre, como fazem normalmente os campeões da Copa do Brasil, o Vasco buscou no drama vivido por Ricardo Gomes em agosto, quando o treinador sofreu um AVC hemorrágico, motivação para brigar pelo título brasileiro.

A comoção nacional mexeu com os jogadores, que "abraçaram a causa" e prometeram um título para de presente para o comandante. Capitaneados pelo interino Cristóvão Borges, os vascaínos embalaram no Brasileiro e brigaram rodada a rodada pela liderança do certame.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.