quinta-feira, 10 de novembro de 2011 Pôla Pinto

No embalo de Dedé, Vasco goleia e está nas semifinais da Copa Sul-Americana

O Vasco entrou em campo com seu time titular e esperava contar com o brilho dos seus meias e atacantes para conseguir a classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana. Foi o zagueiro Dedé que fez a diferença na goleada sobre o Universitário, do Peru, por 5 a 2. Autor de dois gols e com participação em outros dois, o jogador da seleção brasileira teve atuação histórica na noite desta quarta-feira, em São Januário.

Os primeiros minutos de jogo tiveram um personagem diferente do que normalmente acontece. Não foi um jogador que brilhou ou falhou bisonhamente. Quem apareceu mesmo foi o árbitro paraguaio Carlos Amarilla. A partida começou tensa, com muitas reclamações e até violenta em alguns lances. O juiz então resolveu tentar impedir coisa pior fazendo uso do cartão amarelo. Foram quatro em nove minutos.



Quando os times resolveram jogar, foi o Vasco quem deu as cartas e Elton, completando cruzamentos de Eder Luiz, quase chegou ao primeiro gol em duas oportunidades. A abertura do placar parecia questão de tempo e se concretizou aos 23 minutos. Juninho Pernambucano sofreu pênalti e Diego Souza bateu à perfeição, mandando o goleiro para a direita e rolando a bola no canto esquerdo.

Empolgados, os donos da casa seguiram dominando a partida, mas levaram um duro golpe aos 32. Em rápido contra-ataque, Flores arrancou pela esquerda, serviu Rui Diaz na área e ele completou de primeira, encobrindo o goleiro Fernando Prass: 1 a 1 e a necessidade de o Vasco fazer mais três gols para chegar à classificação.

O gol dos peruanos abalou emocionalmente o Gigante, que só levou perigo novamente aos 45, em belo chute de Fagner. No lance seguinte, Juninho foi tocado na área e caiu. Amarilla, além de não dar o suposto pênalti, deu amarelo para o Reizinho.

Uma grande confusão entre os jogadores no fim da primeira etapa acabou se refletindo no início do segundo tempo. O árbitro esperou que Diego Souza e Gonzales voltassem ao campo para expulsá-los. Sem um de seus principais jogadores, o Vasco se desconcentrou e permitiu o segundo gol dos peruanos logo aos 2min: Após escanteio, Rabanal pegou o rebote e a bola desviou em Dedé antes de entrar.

Ao contrário do que aconteceu no primeiro gol, o Vasco partiu pra cima do adversário e, um minuto depois, deu esperanças à torcida: Após bela tabela com Dedé, Juninho cruzou e Elton mandou para o fundo das redes: 2 a 2 e cerca de 40 minutos para os donos da casa marcarem mais três e arrancarem a classificação.

A vaga ficou mais perto ainda nove minutos depois, quando Dedé arrancou pela direita e, ao cruzar, acabou mandando na direção do gol e contando com uma falha patética do goleiro Llontop: Vasco 3 a 2. Faltavam dois gols para a chegada às semifinais da Copa Sul-Americana. A pressão aumentou ainda mais aos 16, quando Rabanal deu um tapa em Fagner na linha de fundo e foi expulso. A partir daí o jogo virou praticamente ataque contra defesa.

Disparadamente o melhor em campo, Dedé voltou a brilhar aos 27 minutos, quando recebeu lançamento de Allan e deixou o Vasco ainda mais próximo das semifinais ao completar de cabeça no ângulo direito. São Januário explodiu! Faltava apenas um gol.

O que parecia impossível quando o Universitário virou o jogo, aos 2 minutos do segundo tempo, se tornou realidade aos 37. E o craque da noite, Dedé, teve participação novamente: após escanteio, ele desviou e Alecsandro, que entrara na vaga de Eder Luiz, fez o gol da classificação. A partir daí foi só tocar a bola, esperar o apito final e comemorar com a torcida.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.