sexta-feira, 4 de novembro de 2011 Pôla Pinto

Gestor pode acessar portal com dados, mapas e imagens do Município

Mais de mil indicadores, mapas e imagens de satélite de cada um dos Municípios estão disponíveis para acesso no portal Brasil em Cidades. O sistema de informações foi lançado pelo Ministério das Cidades (MCidades), e deve apoiar as prefeituras no planejamento urbano.

De acordo com o MCidades, o portal será uma forma de o Município acompanhar as ações do governo, nas áreas de Saneamento, Habitação e Mobilidade Urbana. Os dados estão disponibilizados em dois níveis, por meio de tecnologia aberta e de uso livre. São eles:

  • nível web: dados geográficos e indicadores socioeconômicos de todos os Municípios brasileiros disponíveis para navegadores de internet em geral; e
  • nível local: os Municípios recebem um software e participam de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) com dados sobre o território e imagens de satélite de alta resolução, adquiridas e repassadas às administrações.

O portal, segundo o governo, deve possibilitar ao agente público e social acesso a indicadores político-administrativos e socioeconômicos. Os dados possibilitam criar indicadores locais e de mapeamento territorial, o que permite melhor planejamento de programas e ações.

Além de Habitação e Saneamento, o Brasil em Cidades também tem informações sobre Demografia, Índice de Desenvolvimento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Finanças, e Istrumentos de Gestão Urbana.


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.