quinta-feira, 13 de outubro de 2011 Pôla Pinto

Show Musical Homenageia Fabião das Queimadas e Zila Mamede

Agendado para o próximo dia 14 de outubro de 2011 [nessa sexta-feira], a partir das 19h30min, na Casa de Cultura Popular Palácio de Inharé, em Santa Cruz, na região do Trairi do Rio Grande do Norte, o Show “A Ponte” do Cantor e Compositor Dudé Viana prestará uma homenagem ao “Poeta dos Vaqueiros” Fabião das Queimadas e à “Poetisa do Mar” Zila Mamede.

A promoção do evento é da Associação dos Poetas e Escritores de
Cordel de Santa Cruz (APOESC), tendo a frente o Cordelista Gilberto Cardoso dos Santos, um de seus articuladores, e da Casa de Cultura Popular Palácio de Inharé, por meio de sua Gerente Débora Raquiel. O evento tem o apoio cultural da Clínica Trairi, do empresário Aderson Leão, que está estimulando o lançamento do último CD
produzido por Dudé Viana, “O Andarilho das Canções”.



“Esta produção cultural está sendo elaborada para unir o sertão ao
mar”, refere-se Dudé Viana a sua intenção de homenagear, no seu show musical, dois dos maiores poetas potiguares: Fabião das Queimadas, aclamado por Luiz da Câmara Cascudo em” Vaqueiros e Cantadores” e Zila Mamede, imortalizada no cinema por suapaixão pelo mar.



Fabião Hermenegildo Ferreira da Rocha, “Fabião das Queimadas”,
como era conhecido, nasceu em 1848, na Fazenda Queimadas, município de Santa Cruz, e morreu em 1928, em terras onde hoje é o município de Lagoa de Velhos, na época também era Santa Cruz, e se encontra sepultado no cemitério do município deBarcelona. Negro, nasceu escravo, adquiriu uma rabeca, e com sua música e poesia,conseguiu comprar sua carta de alforria, a de sua mãe e de uma sobrinha, com quem se casou e tiveram 15 filhos. A alforria de sua mãe deixou registrada nos versos
seguintes:

"Quando forrei minha mãe

A lua saiu mais cedo
Pra clarear o caminho
De quem deixava o degredo".

No cenário do palco estarão peças do acervo do museu rural Auta
Pinheiro, que fazem parte do legado de Fabião das Queimadas, o rabequeiro mais ilustre do Brasil, inclusive objetos do período da escravidão, que servirão para inspirar Dudé Viana sobre a temática da justiça social, intenção maior do conteúdo do Show “A Ponte”, um poema de Zila Mamede.

Zila Mamede (1928/1985)


Zila da Costa Mamede nasceu em Nova Palmeira, na Paraíba, em
1928, passou sua infância em Currais Novos/RN e, na adolescência, migrou para Natal, capital do Estado, onde morreu nas águas do mar da Praia do Meio, em 1985. Referenciada por homens como Carlos Drummond de Andrade e Manoel Bandeira, a Poetisa Zila Mamede é, ao lado da Escritora Potiguar Nísia Floresta, uma das precursoras do movimento feminista nacional. O poema “A Ponte”, de sua autoria, musicado por Dudé, compõe a trilha sonora do Curta-metragem “Pegadas de Zila”, do Cineasta Potiguar Valério Fonseca, e será exibido durante o evento. “Pegadas de Zila” conta com a graciosidade da interpretação da atriz global Rosamaria Murtinho, que recita e dramatiza poemas da feminista, em cenas filmadas no Rio de Janeiro.



Eosamaria Murtinho em "Pegadas de Zila"


Venham conferir este evento que une cultura popular com cultura
erudita. Que tenham todos e todas, um grande espetáculo!


Deixe seu comentário

Tecnologia do Blogger.
Design desenvolvido por Railton Rocha | 84 9667-0229.